Redes Menores: o Controle é Simples
O uso de Enlaces Rádio por operadoras de telecomunicações e empresas é uma opção muito vantajosa, para o tráfego de dados em redes privadas ou na prestação de serviços de telecomunicações.
A facilidade de instalação e operação de um enlace rádio é um grande atrativo em comparação com outras tecnologias como contratação de circuitos ou lançamento de fibras ópticas.
Pequenas redes com alguns Enlaces Rádio podem ser operadas e planejadas facilmente utilizando um grupo reduzido de pessoas e ferramentas simples de monitoramento.
Este tipo de rede possui no máximo dois ou três fornecedores de equipamentos, o que facilita bastante o planejamento de novas expansões.
Redes Maiores: o Controle é mais Complexo
Os problemas começam a aparecer conforme as redes se tornam maiores, o número de enlaces rádio e fornecedores de equipamentos aumentam e o controle de uso da capacidade instalada se torna mais complexo e custoso.
Além desses desafios, as questões regulatórias também começam a consumir um tempo considerável da equipe de planejamento.
Este artigo aponta os 5 principais problemas no planejamento de Enlaces Rádio.
É claro que existem muitos outros e cada operadora ou empresa lida com seus problemas de forma diferente, podendo inclusive apontar tantos outros que sejam tão ou mais importantes que os destacados neste artigo.
Os 5 Principais Problemas no Planejamento de Enlaces Rádio
Os principais problemas apresentados em projetos de planejamento de Enlaces Rádio são os seguintes:
- Conhecimento de todas as legislações aplicáveis
- Manter o registro de todas as informações atualizado
- Manter uma rede com diversos fabricantes
- Gerenciamento de capacidade ociosa em enlaces rádio
- Controle de ampliação de capacidade em enlaces rádio
Veremos a seguir um pouco mais de detalhes para cada um destes temas acima.
Conhecimento de Todas as Legislações Aplicáveis
Em cada país existe um conjunto de regras específicas para o controle do espectro eletromagnético.
No Brasil, esse controle é feito pela ANATEL, através de leis e normas específicas.
Tanto os Enlaces Rádio em Frequência Licenciada (veja mais no artigo “Escolha de Frequência em Enlaces Rádio Com Frequências Licenciadas”), como os Enlaces Rádio em Frequência Não Licenciada (saiba mas no artigo “Enlace Rádios em Telecomunicações”) possuem regras específicas.
Enlaces Rádio em Frequência Licenciada requerem, na maioria dos casos, uma autorização de uso e o pagamento de taxas, enquanto que os Enlaces Rádio em Frequência Não Licenciada, não necessitam da referida autorização.
Além do controle dos enlaces, as operadoras e empresas também precisam cadastrar as suas estações e torres.
Essas e outras informações precisam estar atualizadas e as autorizações precisam ser renovadas sempre que necessário.
Manter uma rede com algumas dezenas ou, em alguns casos, e, com alguns milhares de enlaces, requer um controle muito detalhado para evitar atrasos na implantação de novos enlaces e também que os enlaces existentes estejam deixando de cumprir alguma norma e a empresa fique sujeita a alguma sanção.
A solução mais comum para esse problema é manter um grande time de pessoas para lidar apenas com as questões regulatórias, gerando um elevado custo e muitas vezes utilizando softwares não específicos para essa atividade.
Manter o Registro de Todas as Informações Atualizado
- Enlaces
- Estações
- Torres
- Antenas
- Equipamentos rádio
- Placas de expansão
- Fontes de energia
- Laudos Radiométricos
- AEV
- Estudos de viabilidade de enlaces rádio
- Memórias de cálculo, etc …
Esses são alguns dos itens que uma equipe de planejamento de enlaces rádio precisa manter atualizado e essa tarefa nem sempre é feita da melhor maneira possível.
A quantidade de informações gerada, bem como o seu histórico, precisa ser armazenada de forma a permitir uma fácil consulta.
Algumas dessas informações, como por exemplo as características de expansão de um equipamento através da adição de novas placas, serão determinantes em um projeto de expansão de uma determinada estação.
Algumas empresas não utilizam nenhuma ferramenta específica para controlar essas informações, utilizando muitas vezes planilhas simples como ferramenta. O uso de planilhas não garante que todos tenham acesso a informação mais atual e pode ocorrer a geração de diversas planilhas diferentes perdendo assim a consistência das informações.
Manter uma Rede com Diversos Fabricantes
Grandes redes sempre fazem uso de diversos fabricantes, essa é uma estratégia comum para garantir concorrência entre os fornecedores e redução de custo.
Muitas vezes essa estratégia gera atividades adicionais por parte do time de projeto que acarretará em um aumento de custos para o projeto de novos enlaces rádio.
Equipamentos rádio possuem ferramentas de gerência específicas para cada fabricante e, desenvolver um projeto em um ambiente com vários fabricantes é bastante custoso, pela necessidade de acessar diversas gerências diferentes para verificar os modelos de equipamentos disponíveis, as possibilidades de expansão e operação de cada fabricante.
Outra dificuldade desse ambiente é a necessidade de treinamento em todas as ferramentas de gerência de todos os fabricantes que atuam na rede.
Gerenciamento de Capacidade Ociosa em Enlaces Rádio
Capacidade ociosa, principalmente em rádios que fazem uso de circuitos, é uma situação indesejada para o planejamento de Enlaces Rádio.
Essa situação pode ocorrer devido a uma escolha de projeto, a falhas no planejamento ou até mesmo a desativação de circuitos.
Manter o controle de capacidade ociosa também é influenciada por um ambiente com vários fabricantes devido às diversas gerências.
Em um ambiente de projetos, é comum que a verificação da capacidade ociosa seja feita sempre que ocorra a demanda por um novo circuito e, enquanto isso não ocorre, essa capacidade ociosa permanece sem gerenciamento.
Este cenário é prejudicial pelo aumento no tempo para elaboração de um novo projeto, e também, pela dificuldade de gerenciamento dessa capacidade de uma forma geral.
Controle de ampliação de capacidade em enlaces rádio
Novas demandas de tráfego podem ser atendidas com capacidade ociosa em Enlaces Rádio existentes, este é o cenário mais fácil para atender novas demandas.
Em alguns casos, demandas de tráfego que necessitem de diversos Enlaces Rádio para o escoamento entre duas localidades, demandarão um tempo maior devido à complexidade do projeto.
Em situações onde vários Enlaces Rádio sejam necessários para atender a uma demanda, pode existir mais de um caminho viável e um ou mais enlaces podem necessitar de expansão ou instalação de um novo enlace.
Em um cenário como esse, o controle com planilhas e/ou o cálculo manual consome muito tempo e pode não alcançar a solução ideal que gere o menor custo de implantação.
Impactos no “Custo x Benefício” de Rádios Enlace
Em todos os 5 casos apresentados, a consequência é a elaboração de projetos que não possuem um custo ótimo, além de necessitar de uma equipe cada vez maior para atuar nessa atividade.
O ponto em comum desses problemas é o aumento do custo para elaboração de novos projetos de Enlaces Rádio.
Em um ambiente como o atual onde a pressão pela redução de custos, principalmente em operadoras (veja mais no artigo “A Motivação das Operadoras para Uso de Otimização e Novas Tecnologias”) é cada vez maior, é necessário buscar soluções e ferramentas para diminuir o impacto desses 5 problemas no planejamento de enlaces rádio.
Autor deste Artigo: Engenheiro Marcelo Vasconcelos
Edição e Revisão: Paulo Florêncio, Diretor Comercial da Target Solutions
Se achou útil esse conteúdo, compartilhe.
A Target é Especializada em Softwares para Redes de Telecomunicações
A Target Solutions é uma empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação, com foco no fornecimento de produtos, serviços, suporte e soluções de software para planejamento e gestão de redes de telecomunicações e TI.
Criamos e fornecemos soluções inteligentes para o mercado de provedores de internet e planejamento de redes de Telecomunicações, utilizando as tecnologias mais atuais nesse mercado em forte transformação. E com isso, almejamos ser a empresa referência e autoridade técnica em soluções de planejamento de rede de transmissão e inteligência de serviços de rede de banda larga.
Clique aqui para agendar um contato com um de nossos Consultores Especializados.
Outros Artigos Publicados
Sobre Regulamentação da Anatel
- Impactos do Novo Regulamento de Fiscalização Regulatória da ANATEL
- Anatel: Homologação de Equipamentos de Telecomunicações
- Manutenção de Licença SCM
- Legislação sobre Compartilhamento de Infraestrutura
- Anatel: Principais Serviços Autorizados
- Anatel: Serviços Regulados e Multas
- Enlaces Rádio e Situações de Multas Previstas na Legislação
- Relatório de Conformidade para Estações de Telecomunicações
Sobre Rede de Rádios Micro-ondas
- Enlaces Rádio com Tecnologia TDM
- Os 5 Principais Problemas de Planejamento de Enlaces Rádio
- Escolha de Frequência em Enlaces Rádio Com Frequências Licenciadas ou Serviço Limitado Privado
- Enlace Rádios em Telecomunicações
- Enlaces Rádio e Situações de Multas Previstas na Legislação
- Relatório de Conformidade para Estações de Telecomunicações