A Utilidade dos Enlaces Rádio
Conforme artigo Soluções para Interligações em Redes de Telecomunicações, publicado neste Blog, enlaces rádio são adequados para operadoras de telecomunicações e para empresas que precisam interligar suas filiais e possuem viabilidade técnica para o estabelecimento do enlace.
Os enlaces rádio podem ser caracterizados de várias maneiras, porém, neste artigo, vamos focar na questão da regulamentação.
A Regulamentação de Enlaces Rádio
Em qualquer lugar do mundo, o espectro de frequências é regulamentado pelos governos, através de normas específicas, que impõem controles rígidos para o seu uso.
Um ponto em comum e que possibilita uma flexibilidade na implementação de enlaces rádio, é o uso das chamadas frequências não licenciadas, que são provenientes das especificações IEEE 802.11 em suas diversas variações (802.11 a/b/g/n/ac etc).
Frequências Não Licenciadas
Mesmo essas frequências chamadas não licenciadas estão sujeitas a uma normatização para o seu uso, a única facilidade é não ser necessário o registro do seu uso junto ao órgão regulamentador, no caso do Brasil esse órgão é a Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações.
O uso das frequências não licenciadas é feita pelo uso de equipamentos de radiocomunicação de radiação restrita, e está previsto no art. 163, § 2º, inciso I, da Lei nº 9.472, de 16 de julho de 1997. e regulamentado pela resolução nº 680, de 27 de junho de 2017.
A resolução nº 680, de 27 de junho de 2017 também especifica características técnicas para o uso dessas frequências.
Na prática, os enlaces que utilizam essas frequências fazem o uso de equipamentos específicos para esse fim e homologados pelas agências reguladoras, o equipamento homologado, significa que atende a todas as normas vigentes.
As frequências são comumente chamadas de “faixa de 2.4GHz” e “faixa de 5.4GHz”.
Diferenças Entre as Faixas
Existem duas diferenças principais entre as duas faixas:
- Alcance;
- Capacidade;
Alcance
Enquanto enlaces da “faixa de 2.4GHZ” pode ter um alcance de algumas dezenas de quilômetros, enlaces na “faixa de 5.4GHz” operam apenas a alguns quilômetros.
Capacidade
Por outro lado, a “faixa de 5.4GHz” disponibiliza uma banda de transmissão em Mbps muito maior que a “faixa de 2.4GHz”.
Essas duas características devem ser consideradas no momento do projeto e a escolha adequada vai depender das limitações técnicas do projeto.
Equipamentos Utilizados
Os equipamentos para esse tipo de enlace são, em geral, do tipo bridges ethernet e são comercializados no formato de uma solução completa, com antena, alimentação elétrica, cabeamento, etc.
Uma empresa pode se beneficiar desse tipo de enlace, sempre que houver viabilidade técnica para o estabelecimento do mesmo, pois não é necessário o licenciamento do uso de frequência.
A escolha da faixa de frequência deve ser feita levando em consideração a distância do enlace e a capacidade de transmissão em Mbps necessária para a conexão.
Desvantagem: Falta de Controle
O ponto negativo sobre esse tipo de tecnologia está justamente no fato de não ser necessário o licenciamento de uso e não haver um controle, com isso, diversas empresas podem querer utilizar um mesmo ponto de repetição e tornar o uso dessas frequências inviável.
Um exemplo dessa limitação ocorre na cidade do Rio de Janeiro, onde um ponto bastante conhecido de repetição de enlaces rádio é o Morro do Sumaré, próximo ao Cristo Redentor.
O Morro do Sumaré é utilizado há muitos anos por todas as operadoras de telecomunicações e empresas de rádio e TV, pois, possibilita a cobertura com visada direta de uma parte significativa da cidade do Rio de janeiro.
Quando os enlaces rádio em frequências não licenciadas se popularizou, rapidamente o Sumaré foi ocupado por diversos enlaces desse tipo e por conta disso, a interferência é tão grande que é difícil conseguir estabelecer um enlace nesta localidade.
As Vantagens: Flexibilidade, Facilidade e Custo X Benefício
Enlaces rádio em frequências não licenciadas possibilitam uma flexibilidade e facilidade de implementação que fazem com que esse tipo de ligação se torne bastante atrativa para pequenas e médias empresas, possibilitando a implementação de uma ligação de baixo custo de implementação e manutenção.
Um enlace desse tipo apresenta uma excelente relação custo X benefício em relação a contratação de enlaces com operadoras.
Autor deste Artigo: Engenheiro Marcelo Vasconcelos
Edição e Revisão: Paulo Florêncio, Diretor Comercial da Target Solutions
Se achou útil esse conteúdo, compartilhe.
A Target é Especializada em Softwares para Redes de Telecomunicações
A Target Solutions é uma empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação, com foco no fornecimento de produtos, serviços, suporte e soluções de software para planejamento e gestão de redes de telecomunicações e TI.
Criamos e fornecemos soluções inteligentes para o mercado de provedores de internet e planejamento de redes de Telecomunicações, utilizando as tecnologias mais atuais nesse mercado em forte transformação. E com isso, almejamos ser a empresa referência e autoridade técnica em soluções de planejamento de rede de transmissão e inteligência de serviços de rede de banda larga.
Clique aqui para agendar um contato com um de nossos Consultores Especializados.
Outros Artigos Publicados
Sobre Regulamentação da Anatel
- Impactos do Novo Regulamento de Fiscalização Regulatória da ANATEL
- Anatel: Homologação de Equipamentos de Telecomunicações
- Manutenção de Licença SCM
- Legislação sobre Compartilhamento de Infraestrutura
- Anatel: Principais Serviços Autorizados
- Anatel: Serviços Regulados e Multas
- Enlaces Rádio e Situações de Multas Previstas na Legislação
- Relatório de Conformidade para Estações de Telecomunicações
Sobre Rede de Rádios Micro-ondas
- Enlaces Rádio com Tecnologia TDM
- Os 5 Principais Problemas de Planejamento de Enlaces Rádio
- Escolha de Frequência em Enlaces Rádio Com Frequências Licenciadas ou Serviço Limitado Privado
- Enlace Rádios em Telecomunicações
- Enlaces Rádio e Situações de Multas Previstas na Legislação
- Relatório de Conformidade para Estações de Telecomunicações