Pular para o conteúdo principal
Compartilhe:

A Evolução de Tecnologias de Redes de Telecom

Nos dias de hoje, com a quantidade de informações disponíveis na Internet, os profissionais da área de telecomunicações conseguem acompanhar as evoluções tecnológicas e tendências nas suas áreas com facilidade. Muitos conceitos e tecnologias estão surgindo e outros se consolidando.

Conceitos como otimização de redes IP e de transmissão, cache de conteúdo, SDN (Software Defined Networks), orquestração, segment routing, entre outros, estão sendo amplamente discutidos nas operadoras de telecomunicações como as tecnologias do futuro para garantir a continuidade dos seus negócios.

Antes de buscar um aprofundamento nos conceitos da evolução tecnológica é preciso entender o principal motivador dessa evolução:

Aumento de tráfego maior que o aumento de receitas. Este efeito é conhecido como efeito tesoura (scissor effect).

Motivador: Efeito Tesoura (scissor effect)

scissor effect

Uma forma bem simples de constatar esse cenário é a conta de telefonia móvel.

Nos últimos anos as operadoras de telefonia celular vêm aumentando a quantidade de tráfego nas franquias de dados sem aumento de tarifas, gerando uma diminuição do valor pago pelo MB trafegado. Considerando que uma operadora tem um custo maior par encaminhar uma quantidade maior de tráfego, é possível perceber o cenário onde temos o aumento de tráfego que não é acompanhado pelo aumento de receitas.

É claro que esta é uma análise simplista e outros fatores devem ser considerados, como aumento da base de assinantes e o surgimento de novas tecnologias.

mobile apps HD 05

O Aumento do Tráfego das Redes de Telecom

Quais são os motivos para esse aumento considerável de tráfego? Os usuários estão cada vez mais conectados e principalmente utilizando serviços através de seus smartphones praticamente durante todo o dia.

Alguns desses serviços são: Facebook, WhatsApp, Youtube e Netflix. Esses serviços popularizaram o envio e recebimento de vídeos.

O tráfego de vídeo em 2016 correspondeu a 67% de todo o tráfego da Internet e a previsão para 2021 de acordo com a Cisco (www.cisco.com/go/vni) é de que o tráfego de vídeo vai corresponder a 80% de todo o tráfego da Internet. Um aumento de 19%.

Outra informação importante diz respeito ao tráfego mensal total por pessoa, a previsão é de passar de 19,9GB em 2016 para 35,5GB, um aumento de 78% no tráfego.

tbs banner 3

Com esta previsão de aumento de 78% no tráfego nos próximos 5 anos, as operadoras precisam estar preparadas para atender esse aumento de tráfego sem ter um aumento de custos de operação na mesma proporção.

Para atender a este objetivo, os tópicos da evolução tecnológica precisam ser implementados em tampo hábil.


Autor deste Artigo: Engenheiro Marcelo Vasconcelos

Edição e Revisão: Paulo Florêncio, Diretor Comercial da Target Solutions

Se achou útil esse conteúdo, compartilhe.


A Target é Especializada em Softwares para Redes de Telecomunicações

A Target Solutions é uma empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação, com foco no fornecimento de produtos, serviços, suporte e soluções de software para planejamento e gestão de redes de telecomunicações e TI.

Criamos e fornecemos soluções inteligentes para o mercado de provedores de internet e planejamento de redes de Telecomunicações, utilizando as tecnologias mais atuais nesse mercado em forte transformação. E com isso, almejamos ser a empresa referência e autoridade técnica em soluções de planejamento de rede de transmissão e inteligência de serviços de rede de banda larga.

Clique aqui para agendar um contato com um de nossos Consultores Especializados.

Target formato linkedin 09


Outros Artigos Publicados

Sobre Regulamentação da Anatel

Sobre Rede de Rádios Micro-ondas

Sobre Rede Fibra Óptica

Entre em contato
Compartilhe:

Deixe uma Resposta

Enviar uma mensagem
1
Precisa de ajuda?
Olá! Como podemos ajudá-lo?