A Obrigação de Redução de Custos
Operadoras de Telecomunicações, assim como qualquer grande empresa, sofrem com uma grande pressão para a redução de custos de operação (OPEX – Operational Expenses).
Tarefas repetitivas e executadas sem um padrão bem definido constituem uma grande oportunidade de melhoria, otimização e automação.
Tendo em mente a necessidade de suportar um tráfego de dados cada vez maior, sem um aumento de receita na mesma proporção (clique e acesse Artigo “A Motivação das Operadoras para Uso de Otimização e Novas Tecnologias“), as operadoras devem se aprimorar cada vez mais, para dessa forma, aumentar sua eficiência e reduzir seus custos de operação.
A Automação Surge como Alternativa
A automação de algumas atividades técnicas já é uma realidade através da adoção cada vez maior de técnicas de Software Defined Networks (SDN), porém, alguns processos internos podem se tornar um limitador para a obtenção de um maior ganho na eficiência.
Diversos processos em uma operadora apresentam problemas sérios que afetam a eficiência do negócio e podem se beneficiar da automação.
Alguns exemplos desses problemas são:
- Falta de padronização entre equipes distintas que realizam a mesma atividade;
- Falta de visibilidade do ciclo de vida de implementação de um projeto novo;
- Acompanhamento de serviços que utilizam tecnologias específicas ou legadas;
- Controle de qualidade de um serviço até seu encerramento e;
- Gerir o ciclo de vida de serviços de grande granularidade.
Benefícios da Automação
Evitar a Repetição de Atividades
Em operadoras de telecomunicações é comum algumas divisões para a realização de atividades de forma regionalizada, com isso, uma mesma atividade é executada por diversas equipes em um contexto regional e sem interação entre elas.
Garantir a Padronização
Esse tipo de divisão pode ocasionar uma diferença na execução dos processos e falta de padronização entre as equipes. A automação desse tipo de processo evita a falta de padronização, possibilita o compartilhamento de melhores práticas entre as equipes e, eventualmente, podem levar a centralização dessas atividades em uma única equipe, evitando a divisão regional e otimizando recursos.
Melhorar a Visibilidade de Projetos Longos
Alguns projetos possuem um ciclo de vida longo, principalmente quando envolvem grandes regiões geográficas. É muito comum que um grande projeto leve de um a dois anos, desde a sua concepção até efetivamente entrar em produção. Nesse período de tempo, a equipe que desenvolveu esse projeto pode não ter a visibilidade adequada de sua implementação, ficando alheio às limitações, dificuldades e oportunidades encontradas. A completa automação desse processo, possibilita que todos os envolvidos possam interagir com o projeto, tendo uma maior visibilidade do seu andamento e podendo identificar oportunidades de melhoria contínua a serem implementadas em projetos futuros.
Reduzir Dependências de Tecnologias Legadas
Tecnologias específicas e legadas podem se tornar um problema em um ambiente complexo como o de operadoras. Existem casos em que algumas tecnologias são controladas por profissionais específicos e esses profissionais ficam conhecidos como os “donos” dessas tecnologias. Nesses casos, existe uma dificuldade em compartilhar o conhecimento e é bastante comum que a saída desses profissionais da empresa gerem a interrupção ou perda de qualidade nesses serviços. A automação do controle dessas tecnologias, evitando planilhas e controles manuais, evita a concentração dessa informação em um único profissional e também possibilita o fácil compartilhamento dessa informação para diversas equipes.
Melhorar a Gestão da Ativação, Desativação e Verificação de Inconsistências
A ativação de um novo serviço é testada a exaustão antes de ser disponibilizado para os clientes. Posteriormente, com o uso desse serviço pelo cliente, qualquer problema será reportado e sanado pela operadora. Em muitos casos, o encerramento de um serviço não recebe a mesma importância e é muito comum que algumas etapas do processo de encerramento apresentem problemas que dificilmente são sanados, a não ser que causem algum impacto em outros serviços ainda em funcionamento. Equipamentos que concentram o acesso de muitos usuários são mais suscetíveis a apresentarem configurações parciais de serviços desativados e, o aumento dessas configurações “perdidas” podem impactar o funcionamento normal do equipamento. A automação de todos os processos de ativação, desativação e a verificação contínua de inconsistências vai garantir a utilização otimizada dos equipamentos e reduzir o risco de indisponibilidades.
Disponibilizar uma Visão Única para os Serviços/Rede
Serviços de acesso corporativos possuem uma grande granularidade, pois podem ter uma baixa velocidade e um único equipamento pode concentrar centenas desses acessos. Para conhecer mais sobre esses tipos de serviços clique e acesse Artigo “O Impacto das Redes de Acesso Corporativas nas Operadoras de Telecom”. Além da granularidade a diversidade de tecnologias utilizadas também é um fator complicador na operação desses serviços.
Automatizar a gestão desses serviços possibilita uma visão única de ocupação e disponibilidade da rede, independente da tecnologia e fabricante utilizados, possibilitando redução de custos de operação.
Melhorar a Coordenação de Múltiplas Responsabilidade e Papéis
Outra vantagem na automação de processos está relacionado com o próprio mapeamento dos processos para a automação. Com o mapeamento correto, os responsáveis e atuadores envolvidos terão suas responsabilidades bem descritas e com isso, podem surgir oportunidades de melhoria de processos também como consequência da automação.
A Automação é cada Vez mais Necessária
A automação de processos é uma realidade nas operadoras de telecomunicações. A implementação desse tipo de atividade deve ser feita através de um plano conjunto de atividades, considerando os times envolvidos nos processos, suas respectivas gerências e a utilização de uma ferramenta que atenda as demandas específicas de negócio de uma operadora de telecomunicações.
Autor deste Artigo: Engenheiro Marcelo Vasconcelos
Edição e Revisão: Paulo Florêncio, Diretor Comercial da Target Solutions
Se achou útil esse conteúdo, compartilhe.
A Target é Especializada em Softwares para Redes de Telecomunicações
A Target Solutions é uma empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação, com foco no fornecimento de produtos, serviços, suporte e soluções de software para planejamento e gestão de redes de telecomunicações e TI.
Criamos e fornecemos soluções inteligentes para o mercado de provedores de internet e planejamento de redes de Telecomunicações, utilizando as tecnologias mais atuais nesse mercado em forte transformação. E com isso, almejamos ser a empresa referência e autoridade técnica em soluções de planejamento de rede de transmissão e inteligência de serviços de rede de banda larga.
Clique aqui para agendar um contato com um de nossos Consultores Especializados.
Outros Artigos Publicados
Sobre Regulamentação da Anatel
- Impactos do Novo Regulamento de Fiscalização Regulatória da ANATEL
- Anatel: Homologação de Equipamentos de Telecomunicações
- Manutenção de Licença SCM
- Legislação sobre Compartilhamento de Infraestrutura
- Anatel: Principais Serviços Autorizados
- Anatel: Serviços Regulados e Multas
- Enlaces Rádio e Situações de Multas Previstas na Legislação
- Relatório de Conformidade para Estações de Telecomunicações
Sobre Rede de Rádios Micro-ondas
- Enlaces Rádio com Tecnologia TDM
- Os 5 Principais Problemas de Planejamento de Enlaces Rádio
- Escolha de Frequência em Enlaces Rádio Com Frequências Licenciadas ou Serviço Limitado Privado
- Enlace Rádios em Telecomunicações
- Enlaces Rádio e Situações de Multas Previstas na Legislação
- Relatório de Conformidade para Estações de Telecomunicações