O Crescimento Exponencial das Redes Sem Fio
Se antes as redes eram todas físicas, em sua maior parte cabeada, hoje em dia vivemos a era das redes sem fio e da computação em nuvem.
De acordo com o relatório divulgado pela Cisco (Cisco Visual Networking Index: Global Mobile Data Traffic Forecast Update, 2015–2020), em 2015, 41% de todo o tráfego era feito através de redes WiFi (2), e a previsão para 2019 é que esse percentual cresça para 53%.
Além disso, o número de hotsposts também está em crescimento. Nesta pesquisa, a previsão é que em 2020 existam 432,5 milhões de hotspots no mundo. Estes dados mostram a força que o WiFi, tecnologia de Redes Wireless, tem e como ele será dominante num futuro bem próximo.
Esta explosão das Redes Wireless tem inúmeros fatores turbinadores. Dentre estes, o comportamento da geração Z e o intenso consumo de videos são alguns dos mais relevantes, como veremos na sequência.
A Geração Z, Conectada Desde o Nascimento
Sites como o Facebook, Netflix, Vimeo, Youtube, só para citar alguns, estão redefinindo o processo de consumo de informações pela internet, turbinados enormemente pela característica própria da Geração Z (*) e sua altíssima taxa de conexão às redes sociais e de uso da internet.
(*) Geração Z, comumente abreviado para Gen Z, conhecida como iGeneration, Plurais ou Centennials, é a denominação sociológica para definir a geração de pessoas nascidas na década de 90 até o ano de 2010.
Os serviços de fornecimento de videos sob demanda, como o Netflix e o Youtube, que lançou em 2015 seu serviço pago para assistir conteúdos exclusivos e sem anúncio, o Youtube Red, tem crescido continuamente, assim como o volume de vídeos acessados por estes sites.
Recentemente (fev/17) outra novidade muito significativa, e de grande potencial de contribuição para mais um aumento monumental de tráfego, foi revelada: o YouTube anunciou o YouTube TV, seu serviço de streaming de TV ao vivo.
O interessante é que, mesmo com todo este crescimento do consumo de videos pelos sites conhecidos, alguns relatórios já apontam que a maior parte do conteúdo de videos não virá destes sites, mas sim de serviços de vigilância, transmissões em tempo real e videoconferência, devido ao significativo crescimento do uso das câmeras de captação de imagens em tempo real.
A Explosão do Consumo de Vídeos
As operadoras devem se preparar para um aumento contínuo do tráfego de dados, motivado pelo crescimento do vídeo, e do número de dispositivos conectados às redes IP nos próximos cinco anos. As conclusões são da Cisco, no estudo Visual Networking Index. O relatório prevê também que o Brasil mantenha a posição de liderança em geração e consumo de tráfego na América Latina até 2019.
De acordo com o material, a explosão da transmissão de dados por redes IP vai continuar até 2019. Neste período, vamos entrar no que a Cisco chama de “Era Zettabyte”. Nesta era, o consumo mundial por ano será quase o total registrado entre 1984 a 2013. Daqui a cinco anos, o tráfego global alcançará 2 zettabytes por ano. Em cinco anos, vão circular pelos “canos” das operadoras nada menos que 168 exabytes por mês – atualmente, o número é de 59,9 exabytes.
Na América Latina, o Brasil manterá sua posição de líder em volume de dados consumidos. A região produzia, no final de 2014, 4,3 exabytes por mês. A cifra chegará a 12,8 exabytes em 2019. O Brasil representará 34% do tráfego da região. Nosso consumo vai aumentar de 1,9 exabytes no final do ano passado, para 4,4 exabytes em cinco anos. A aceitação dos serviços em vídeo vai ser o principal driver para a multiplicação do tráfego IP.
O estudo mostra que a demanda por vídeo em dispositivos móveis será superior à da TV Digital ou do vídeo online (em desktops). A Cisco calcula para crescimento composto de 21% ao ano até 2019, quando o consumo de vídeo móvel será mais de 2x vezes superior ao de TV digital, e quase o dobro do consumo online.
E o Crescimento vai Continuar
A combinação poderosa destes fatores acima apresentados, de alta relevância e abrangência, gera algumas consequências relacionadas a tecnologia e ao uso da rede de telecomunicações, independente de diversas outras consequências possíveis e de outras naturezas:
- A produção de videos vai continuar a crescer bastante, visto a demanda explosiva e a grande preferência por este formato de conteúdo pelos usuários em geral;
- As redes de telecomunicações atualmente providas pelas operadoras, assim com as redes WiFi providas pelas empresas em geral, devem continuar a sofrer evoluções significativas para aumentar sua capacidade de tráfego e melhor controlar a sua qualidade de transmissão;
- As Redes WiFi, combinadas com as redes de cabos de alta capacidade de tráfego (como redes de fibra ótica), são uma alternativa importantíssima para o atendimento a toda esta demanda, e por isso continuarão experimentando uma alta taxa de crescimento, fato que deve continuar por bastante tempo.
Autor: Paulo Florêncio, Diretor Comercial da Target Solutions
Se achou útil esse conteúdo, compartilhe.
A Target é Especializada em Softwares para Redes de Telecomunicações
A Target Solutions é uma empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação, com foco no fornecimento de produtos, serviços, suporte e soluções de software para planejamento e gestão de redes de telecomunicações e TI.
Criamos e fornecemos soluções inteligentes para o mercado de provedores de internet e planejamento de redes de Telecomunicações, utilizando as tecnologias mais atuais nesse mercado em forte transformação. E com isso, almejamos ser a empresa referência e autoridade técnica em soluções de planejamento de rede de transmissão e inteligência de serviços de rede de banda larga.
Clique aqui para agendar um contato com um de nossos Consultores Especializados.
Outros Artigos Publicados
Sobre Regulamentação da Anatel
- Impactos do Novo Regulamento de Fiscalização Regulatória da ANATEL
- Anatel: Homologação de Equipamentos de Telecomunicações
- Manutenção de Licença SCM
- Legislação sobre Compartilhamento de Infraestrutura
- Anatel: Principais Serviços Autorizados
- Anatel: Serviços Regulados e Multas
- Enlaces Rádio e Situações de Multas Previstas na Legislação
- Relatório de Conformidade para Estações de Telecomunicações
Sobre Rede de Rádios Micro-ondas
- Enlaces Rádio com Tecnologia TDM
- Os 5 Principais Problemas de Planejamento de Enlaces Rádio
- Escolha de Frequência em Enlaces Rádio Com Frequências Licenciadas ou Serviço Limitado Privado
- Enlace Rádios em Telecomunicações
- Enlaces Rádio e Situações de Multas Previstas na Legislação
- Relatório de Conformidade para Estações de Telecomunicações