Pular para o conteúdo principal
Compartilhe:

A computação e orquestração de contêineres, com tecnologias como o Docker e o Kubernetes, revolucionaram a maneira como as aplicações são implantadas e gerenciadas. 

No entanto, essa agilidade e escalabilidade trazem novos desafios de monitoramento e gerenciamento. 

É aqui que o Zabbix, uma poderosa plataforma de monitoramento, desempenha um papel crucial, permitindo a automação e simplificação do processo de monitoramento de ambientes de contêineres e orquestração.

O que são Contêineres?

Os contêineres são uma forma de virtualização leve que permite que as aplicações e suas dependências sejam empacotadas em um ambiente isolado e portátil. 

Cada contêiner é uma unidade autossuficiente que contém tudo o que uma aplicação precisa para ser executada, incluindo bibliotecas, código e configurações. 

Essa abordagem oferece vantagens notáveis, como consistência entre ambientes de desenvolvimento e produção e tempos de inicialização rápidos.

O que é Orquestração de Contêineres?

A orquestração de contêineres é a automação do gerenciamento e coordenação de contêineres, para controlar e automatizar tarefas, como provisionamento e implantação, alocação de recursos, monitoramento da integridade, escalonamento automático e recuperação de falhas. 

Isso permite que as aplicações sejam executadas de forma escalável e resiliente em infraestruturas de contêineres.

Entre as ferramentas mais utilizadas podemos citar o Kubernetes, Docker Swarm e outras. 

Monitorar Contêineres Kubernets
O Zabbix permite a automação e simplificação do processo de monitoramento

O Crescimento do Uso de Contêineres e a Necessidade de Orquestração de Contêineres

Nos últimos anos, testemunhamos um crescimento impressionante na adoção de contêineres.

A agilidade e a portabilidade que eles oferecem conquistaram organizações em todo o mundo. 

De acordo com pesquisas recentes da CNCF (Cloud Native Computing Foundation), 44% dos entrevistados já usam contêineres para quase todas as aplicações e segmentos de negócios e outros 35% dizem que os contêineres são usados ​​para pelo menos algumas aplicações de produção.

Com o aumento da implantação de contêineres, a necessidade de orquestração se tornou uma realidade inevitável.

O Kubernetes, um dos principais orquestradores de contêineres, também testemunhou um crescimento significativo, com muitas organizações adotando-o como a espinha dorsal de seus ambientes de contêineres. 

O Desafio do Monitoramento e Orquestração de Contêineres

Os contêineres oferecem a promessa de ambientes de desenvolvimento e produção consistentes, mas gerenciar um grande número de contêineres em diferentes hosts pode ser uma tarefa complexa. 

Isso é ainda mais verdadeiro quando se lida com orquestração, onde clusters de contêineres são implantados, escalados e gerenciados automaticamente.

Monitorar cada contêiner, seu desempenho e disponibilidade é crucial para garantir que os aplicativos sejam executados sem problemas.

orquestração de contêineres
O Zabbix permite a integração de contêineres e orquestração

Zabbix: Uma Solução de Monitoramento Abrangente

O Zabbix é amplamente reconhecido por sua excepcional capacidade de monitoramento, abrangendo uma ampla variedade de recursos, o que o torna uma solução ideal para ambientes de contêineres e orquestração. 

Dentro desse contexto dinâmico, o Zabbix permite monitorar meticulosamente uma série de aspectos, incluindo:

Monitoramento e Orquestração de Contêineres Individuais:

  • Métricas de Uso de CPU e Memória para avaliar o desempenho.
  • Acompanhamento do Desempenho de E/S, garantindo que as operações de leitura e gravação estejam otimizadas.
  • Captura de Logs de Aplicativos em Contêineres, fornecendo insights valiosos para solução de problemas e análise de tendências.

Saúde e Disponibilidade dos Pods no Kubernetes:

  • Monitoramento do Status dos Pods, identificando problemas críticos, como falhas na inicialização, erros durante a execução e terminações inesperadas.
  • Acompanhamento do Uso de Recursos pelos Pods, garantindo que eles estejam operando com eficiência e escalonando recursos conforme necessário.

Essa riqueza de informações permite que as equipes de operações mantenham um controle preciso sobre seus ambientes de contêineres e orquestração, garantindo alta disponibilidade e desempenho otimizado em todas as fases do ciclo de vida das aplicações.

Automação de Infraestrutura com Zabbix

Um dos maiores benefícios da integração do Zabbix com orquestração de contêineres é a capacidade de automação de infraestrutura.

tbs banner 3

Aqui estão alguns cenários:

Auto-Escalonamento

Com base em métricas de desempenho, como uso de CPU ou tráfego de rede, o Zabbix pode acionar scripts de automação que dimensionam automaticamente os recursos de contêineres ou orquestram o escalonamento para atender às necessidades da carga de trabalho.

Auto-Remediação

Quando o Zabbix detecta um contêiner com falha, ele pode iniciar automaticamente a remediação, como a recriação do contêiner ou a migração para outro nó, garantindo alta disponibilidade.

Alertas também podem ser enviados proativamente para notificar as equipes de operações sobre problemas críticos ou tendências preocupantes. 

Descoberta de serviços e pods

O Zabbix permite a descoberta de serviços e pods em execução, oferecendo visibilidade imediata sobre a saúde da infraestrutura.

Conclusão

À medida que os ambientes de orquestração de contêineres continuam sua expansão, a necessidade de um monitoramento eficaz e automação de infraestrutura se torna mais vital do que nunca.

Manter o controle sobre dezenas, centenas ou até milhares de contêineres em constante mudança e garantir que os serviços permaneçam altamente disponíveis é um desafio que só pode ser enfrentado com as ferramentas certas.

O Zabbix, com sua sólida reputação por oferecer monitoramento de ponta a ponta, emergiu como uma escolha para organizações que aspiram manter seus aplicativos altamente disponíveis e eficientes em ambientes de contêineres e orquestração. 

Através da alavancagem do poder do Zabbix, as equipes de operações podem abraçar a agilidade da computação em contêineres sem comprometer a estabilidade.

Isso significa que, independentemente do crescimento contínuo da demanda, os sistemas permanecerão resilientes e preparados para atender às necessidades crescentes de suas organizações. 

Em última análise, o Zabbix oferece uma solução confiável para os desafios de monitoramento, orquestração de contêineres e automação enfrentados pelas empresas em uma era de transformação digital acelerada.


A Target é um Parceiro da Zabbix

O Zabbix é uma plataforma de coleta e análise de dados em tempo real e é a maior ferramenta de monitoramento Open Source do mundo com mais de 80 mil downloads mensais e presente em mais de 50 países.

A Target é um Parceiro da Zabbix, somos capacitados para fornecer serviços Zabbix selecionados, suporte técnico, integrações e soluções customizadas a partir da necessidade de cada cliente.

Entre em contato conosco e marque uma reunião com nossos profissionais.


Autor deste Artigo: Engenheira Larissa Perestrêlo.

Revisão: Paulo Florêncio, Diretor Comercial da Target Solutions

Compartilhe seu caso, e deixe seu comentário conosco!


Outros Artigos Publicados

Sobre Monitoramento

Sobre Telecomunicações

Entre em contato
Compartilhe:

Deixe uma Resposta

Enviar uma mensagem
1
Precisa de ajuda?
Olá! Como podemos ajudá-lo?