Pular para o conteúdo principal
Compartilhe:

No mundo do monitoramento de redes, o Zabbix é uma ferramenta open source bastante popular. Ela permite monitorar a disponibilidade de servidores, aplicativos e serviços em tempo real.

Neste artigo, exploraremos algumas das principais funções do Zabbix e como elas contribuem para a gestão eficaz da infraestrutura de TI.

Funcionalidades do Zabbix

O monitoramento eficaz da infraestrutura de TI é fundamental para garantir o desempenho e a disponibilidade dos sistemas.

Com sua capacidade de fornecer insights em tempo real e permitir a identificação proativa de problemas, o Zabbix se tornou uma escolha popular entre as organizações que buscam manter sua infraestrutura operacional de forma confiável e eficiente.

Os dados coletados pelo Zabbix podem ser visualizados em uma variedade de formatos, incluindo gráficos, tabelas e mapas. Isso permite que os usuários analisem facilmente o desempenho de seus sistemas e identifiquem quaisquer problemas

Vamos explorar a seguir as 7 funções mais utilizadas nesse poderoso sistema, detalhando o propósito de cada uma e os resultados obtidos.

1. Triggers de Alarme

Os triggers de alarme alertam quando um valor ultrapassa um certo limite pré-definido, seja um sinal de que algo está errado ou um simples aviso que você programou.

Por exemplo, você pode configurar um trigger para te alertar quando o uso de CPU em um servidor ultrapassa 80%.

Configurar triggers envolve definir o limite, escolher as métricas a monitorar e determinar a ação a ser tomada quando o trigger é ativado. Os resultados, neste caso, são notificações que você deve interpretar e agir conforme o necessário.

2. Monitoramento de Logs

O Zabbix pode monitorar os logs do seu sistema para identificar problemas ou atividades suspeitas. Esta função requer a configuração de um item de log, definição dos critérios para filtragem dos logs e determinação de como o Zabbix deve reagir à correspondência com esses critérios.

Ao analisar os resultados, você verá linhas de log destacadas que correspondem aos critérios definidos, permitindo um fácil diagnóstico dos problemas.

3. Disponibilidade com ICMP Ping

O Zabbix também permite o monitoramento de disponibilidade utilizando ICMP Ping. Sua finalidade é simples: detetar se um dispositivo em particular está online e respondendo.

No Zabbix, você pode configurar isto criando um “Item” para ICMP Ping e aplicá-lo à sua rede.

Quando um dispositivo está online e respondendo, a função ICMP Ping terá um retorno positivo. Se o dispositivo estiver offline ou não responder, o Zabbix alertará indicando um problema de disponibilidade do dispositivo.

4. Monitoramento de Carga da CPU

No Zabbix, esta função permite aferir o desempenho de um sistema e identificar potenciais gargalos. Para configurar, você precisa criar um “Item” que monitora a carga da CPU e associa-lo ao host que deseja monitorar.

Uma taxa mais elevada de uso de CPU indica que o sistema está a ser muito solicitado, podendo levar a falhas ou desempenho lento.

Se a carga da CPU estiver consistentemente alta, isto pode ser um indicador de que você precisa de mais recursos ou que um processo está consumindo recursos excessivos.

tbs banner 3

5. Monitoramento de Tráfego de Rede

Esta função permite observar a quantidade de tráfego que flui através da sua rede. A configuração requer a criação de um “Item” para o tráfego de rede e associá-lo aos pontos necessários na sua rede.

Uma alta quantidade de tráfego de rede pode ser um sinal de atividade intensa, o que é natural durante altos períodos de uso.

No entanto, se há um alto tráfego em momentos inusuais, isso pode ser um sinal de um ataque à sua rede ou de um problema de configuração.

6. Monitoramento de Espaço em Disco

O monitoramento de espaço em disco, permite controlar o espaço disponível em suas unidades de armazenamento.

Se o espaço em disco estiver perto do seu limite, isso indica que você precisa liberar algum espaço ou adicionar mais armazenamento.

Caso contrário, você corre o risco de comprometer a capacidade do sistema operar corretamente devido à falta de espaço para escrever dados novos.

7. Descoberta Automática

A função de descoberta de desempenho do Zabbix permite identificar automaticamente servidores ou dispositivos em uma rede, economizando tempo e recursos.

Para configurá-la, vá em Configuração>Descoberta>Regra de Descoberta e adicione os valores necessários e defina uma regra de descoberta.

Quando os resultados são apresentados, você verá uma lista de dispositivos detectados que são exibidos de acordo com a regra de descoberta.

Disponibilidade e Estabilidade com o Zabbix

Em um ambiente de TI em constante evolução, o Zabbix se destaca como uma ferramenta indispensável para o monitoramento e gerenciamento eficazes da infraestrutura.

Suas diversas funcionalidades, que incluem monitoramento em tempo real, alertas proativos, visualizações intuitivas e capacidades de automação, capacitam as equipes de TI a identificar e resolver problemas de forma rápida e eficiente.

Além disso, a flexibilidade e a escalabilidade do Zabbix permitem que ele se adapte às necessidades de organizações de todos os tamanhos e setores.

Ao incorporar o Zabbix em suas operações, as empresas podem garantir um ambiente de TI estável, confiável e altamente disponível, impulsionando assim o sucesso de seus negócios no mundo digital.


Target é Especializada em Softwares e Serviços para Telecomunicações e TI

A Target Solutions é uma empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) especializada em Desenvolvimento de Softwares, Integração de Sistemas, DevOps, Automação e Monitoramento de Infraestrutura de TI, Serviços de Suporte e Tecnologia Open Source.

Clique aqui para agendar um contato com um de nossos Consultores Especializados.


Autor deste Artigo: Equipe de Suporte Técnico da Target

Revisão: Larissa Perestrêlo, Engenheira de Telecomunicações da Target

Entre em contato
Compartilhe:

Deixe uma Resposta

Enviar uma mensagem
1
Precisa de ajuda?
Olá! Como podemos ajudá-lo?