Pular para o conteúdo principal
Compartilhe:

Integrando Segurança ao Desenvolvimento: A Revolução da Era DevSecOps

A incorporação da segurança desde o início do ciclo de vida do desenvolvimento de software tornou-se um componente vital na era da inovação tecnológica.

Essa abordagem é incorporada pela prática do DevSecOps, uma metodologia que integra a segurança no processo de desenvolvimento desde o início.

Vamos analisar o conceito de DevSecOps e por que essa integração é crucial para o sucesso.

Compreendendo DevSecOps

DevSecOps, abreviação de Desenvolvimento, Segurança e Operações, é uma filosofia de desenvolvimento de software que incentiva a colaboração e a integração entre as três disciplinas.

Essa abordagem permite detectar e corrigir problemas de segurança mais cedo no ciclo de desenvolvimento de software.

Ao invés de ser um obstáculo no final do ciclo de desenvolvimento, a segurança se torna uma parte integrada do processo.

Ao adotar a cultura DevSecOps, promove-se uma mentalidade de “segurança em primeiro lugar”, que incentiva todos os membros da equipe de desenvolvimento a considerar a segurança logo no início.

Isso ajuda a identificar e corrigir problemas de segurança no início, economizando tempo e recursos para a organização.

O papel crucial da segurança no início do ciclo de desenvolvimento

A introdução da segurança no início do ciclo de desenvolvimento assume um papel crucial pela variedade de razões.

Uma delas é que qualquer falha de segurança que seja detectada mais tarde no processo pode levar a atrasos significativos.

O retorno ao início do ciclo para resolver tais problemas indica a perda de tempo e recursos, enquanto uma detecção precoce pode mitigar tais problemas.

Além disso, quando a segurança é parte integrante em cada fase do ciclo de vida do desenvolvimento, a proteção do produto final é drasticamente melhorada.

Ataques são evitados e os danos potenciais para a imagem da marca e para a confiança do cliente são minimizados.

A cultura de DevSecOps

Adotar uma cultura de DevSecOps significa ter o compromisso de integrar a segurança em todo o processo de desenvolvimento.

Isso promove uma colaboração mais estreita entre as equipes de desenvolvimento, operações e segurança, levando a melhores práticas e a um produto mais seguro.

Além disso, tal abordagem promove a conscientização da segurança em toda a organização.

Com a segurança sendo uma parte crucial do processo desde o início, todas as partes interessadas, desde os desenvolvedores até a alta administração, tornam-se cientes de sua importância.

Em suma, a prática do DevSecOps torna a segurança uma responsabilidade de todos, criando um ambiente mais seguro e eficiente para o desenvolvimento de software.

Neste contexto, a integração da segurança desde o início é mais do que justificada, é uma necessidade absoluta para o sucesso.DevSecOps é um conceito que integra desenvolvimento, segurança e operações no mesmo espectro.

Origina-se da prática do DevOps, uma metodologia que visa a sincronização entre as equipes de desenvolvimento de software e operações de TI visando agilizar a entrega de software e serviços.

Com o DevSecOps, uma nova dimensão é adicionada a essa metodologia: a segurança.

Integrando a Segurança desde o início do Desenvolvimento

Em muitas organizações, a segurança é vista como uma consideração final, geralmente tratada após o desenvolvimento do software.

No entanto, integrar a segurança desde o início do ciclo de vida de desenvolvimento de software é uma abordagem muito mais eficaz.

A ideia é ‘mover a segurança para a esquerda’, ou seja, envolvê-la em todas as fases do processo de desenvolvimento de software, desde a concepção até a entrega e manutenção.

Quando a segurança é uma parte integrada do desenvolvimento de software, os problemas de segurança podem ser identificados e corrigidos muito mais cedo, quando eles são mais fáceis e baratos para remediar.

Em contrapartida, problemas ignorados até as últimas etapas do desenvolvimento podem resultar em retrabalho dispendioso, atrasos de lançamento e, em casos extremos, falha no produto ou perda de confiança do cliente.

O Poder do DevSecOps na Prevenção

Além disso, o DevSecOps pode desempenhar um papel crucial na prevenção de incidentes de segurança.

Ao integrar controles de segurança e testes em cada etapa do processo de desenvolvimento, é possível detectar e corrigir vulnerabilidades antes que a aplicação seja lançada.

Testes automatizados de segurança, análise estática de código e monitorização contínua são algumas das ferramentas e práticas que podem ser utilizadas para implementar a segurança de maneira contínua em um ambiente DevSecOps.

Ao adotar uma abordagem de ‘segurança como código’, onde a segurança é integrada ao código e à infraestrutura desde o início, as organizações podem construir aplicativos mais seguros e robustos.

Cultura e Mentalidade DevSecOps

No entanto, mais do que ferramentas e processos, o DevSecOps é sobre cultura e mentalidade.

Envolve a disposição de todos os membros da equipe para assumir a responsabilidade pela segurança, ao invés de deixá-la nas mãos de uma equipe dedicada de segurança.

Isso requer uma mudança de mentalidade, onde todos, desde os desenvolvedores até os operadores e os executivos de negócios, reconhecem a importância da segurança e estão comprometidos em integrá-la em todas as áreas do ciclo de vida do desenvolvimento de software.

O objetivo final é criar um ambiente onde a segurança seja uma parte integrante de todos os aspectos do desenvolvimento e operação de software – do planejamento à concepção, codificação, testes, implantação, operação e monitorização.

O surgimento da filosofia DevSecOps revolucionou a maneira como percebemos a segurança em todo o ciclo de vida do desenvolvimento. Sua adoção durante a fase de desenvolvimento apresenta várias vantagens significativas.

A seguir, exploraremos algumas dessas vantagens.

DevSecOps

Segurança Integrada desde o Início

Incorporar um modelo de segurança desde o início implica um desenvolvimento mais seguro por design.

Em um modelo DevSecOps, a segurança não é uma reflexão tardia; é uma preocupação fundamental desde o momento em que a ideia é concebida. Isso significa que as equipes de desenvolvimento estão trabalhando com a segurança em mente durante cada etapa do processo.

Como resultado, a probabilidade de qualquer vulnerabilidade de segurança ser ignorada é drasticamente reduzida, resultando em códigos e infraestrutura mais seguros.

Redução de Riscos e Resolução Rápida de Problemas

Com DevSecOps, a detecção e correção de vulnerabilidades de segurança ocorre durante todo o ciclo de vida do desenvolvimento, e não apenas em sua conclusão.

Isso resulta em riscos de segurança significativamente reduzidos.

Além disso, a identificação precoce e a reparação de falhas de segurança significam menos interrupções no trabalho dos desenvolvedores, aumentando a eficácia e a velocidade da produção e entrega de programas de software.

Maior Eficiência e Colaboração entre as Equipes

DevSecOps busca uma maior harmonia entre as equipes de desenvolvimento, segurança e operações.

Essa filosofia busca quebrar os silos entre essas três disciplinas importantes, incentivando a colaboração, compartilhamento de habilidades e responsabilidade compartilhada.

Esse tipo de ambiente colaborativo não apenas melhora a eficiência geral, mas também promove uma compreensão mais profunda dos desafios e responsabilidades de segurança entre todas as partes envolvidas.

Em geral, a integração de práticas de DevSecOps durante a fase de desenvolvimento torna o processo de desenvolvimento mais seguro, mais eficiente e mais colaborativo.

Desta forma, a segurança se torna uma parte intrínseca da cultura do desenvolvimento e não apenas uma funcionalidade adicionada.

A implementação efetiva de DevSecOps envolve a inclusão da segurança desde as fases iniciais de desenvolvimento do software.

Este processo holístico permite a identificação e correção de vulnerabilidades de segurança em tempo hábil, ao invés de relegá-las a um problema de última hora na fase pós-deploy.

As seguintes subseções detalham os métodos eficazes para implementação de DevSecOps.

1. Planejamento de Segurança desde o Início

Incorporar a segurança desde o início do ciclo de vida do desenvolvimento do produto é crucial.

Essa abordagem, muitas vezes chamada de “shift left”, significa pensar em segurança durante as fases de planejamento e design do ciclo de desenvolvimento.

Isso inclui análise de risco de segurança, considerações de arquitetura de segurança e garantia de que as necessidades de segurança estão incorporadas nos requisitos do produto.

2. Ferramentas de automação de Segurança

As ferramentas de automação desempenham um papel vital na otimização de DevSecOps.

Elas automatizam várias tarefas de segurança que, de outra forma, seriam manuais e demoradas.

Isso inclui a realização de análise estática de segurança (SAST), análise dinâmica de segurança (DAST) e testes automáticos de penetração.

Estas ferramentas não apenas economizam tempo, mas também mantêm a consistência e minimizam o erro humano.

3. Cultura de Collaboration e Comunicação

O sucesso de DevSecOps depende da colaboração e comunicação efetivas entre as equipes de desenvolvimento, segurança e operações.

Cada membro da equipe deve ter uma compreensão clara de seus papéis e responsabilidades, bem como uma apreciação das necessidades de segurança. Cabe às lideranças incentivar essa cultura colaborativa, por meio de treinamentos e workshops.

Desta forma, a implementação eficaz de DevSecOps não se resume apenas a ferramentas e processos de segurança, mas também a mudanças culturais.

Equipes capacitadas e conscientes da segurança são a chave para um DevSecOps bem-sucedido.

DevSecOps, ou Desenvolvimento de Segurança em Operações, é uma filosofia que integra a segurança em todas as etapas do ciclo de desenvolvimento de software.

Isso permite que as organizações evitem possíveis lapsos de segurança, minimizem vulnerabilidades e entreguem produtos de valor de forma rápida e eficaz.

Ao impregnar práticas de segurança em cada etapa do ciclo de vida do desenvolvimento de software, o DevSecOps efetivamente torna a segurança uma parte essencial do DNA do desenvolvimento de software.

Integrando a Segurança desde o Início

A abordagem DevSecOps começa com a ideia de que a segurança deve ser uma consideração desde o início do ciclo de vida do desenvolvimento de software.

Isso implica que a segurança não deve ser vista apenas como uma camada adicional à ser adicionada após o desenvolvimento ter sido concluído.

Em vez disso, ela deve ser entrelaçada com todos os aspectos da criação de software.

Isso é conseguido através da implementação de práticas de segurança no planejamento, codificação, testes e lançamento.

Assim, garante-se que todos os aspectos do software estejam seguros, desde a espinha dorsal até a interface do usuário. Isso resulta em produtos de software seguros, de alta qualidade e eficientes.

Cultura de Colaboração e Responsabilidade Compartilhada

O modelo DevSecOps promove uma cultura de colaboração e responsabilidade compartilhada em relação à segurança.

Isso significa que todas as partes – desenvolvedores, operações e equipes de segurança – trabalham juntos, compartilhando a responsabilidade de garantir a segurança.

Tal colaboração ajuda a identificar e resolver problemas de segurança mais rapidamente, facilitando o desenvolvimento de software mais eficiente e seguro.

Além disso, incentiva as equipes a pensarem na segurança como uma prioridade, em vez de um obstáculo ou uma reflexão tardia.

Foco na Automação e Integração Contínua

A adoção do DevSecOps destaca a importância da automação e da integração contínua.

Com a automação, as tarefas repetitivas e manuais são minimizadas, deixando mais tempo para a equipe se concentrar em questões de segurança mais complexas.

Além disso, a automação ajuda a reduzir erros humanos, um dos principais vetores de vulnerabilidades de segurança.

Através da integração contínua, qualquer código alterado é testado automaticamente, garantindo que as vulnerabilidades de segurança sejam identificadas e corrigidas mais rapidamente.

Como resultado, a segurança é aprimorada e a eficiência do desenvolvimento é melhorada simultaneamente.

Em resumo, o DevSecOps fortalece a cultura de segurança ao promover uma mentalidade de segurança desde o início, encorajando a colaboração e a responsabilidade compartilhada e destacando a importância da automação e integração contínua.

Tudo isso culmina no desenvolvimento de software seguro, eficiente e de alta qualidade.


Target é Especializada em Softwares e Serviços para Telecomunicações e TI

A Target Solutions é uma empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) especializada em Desenvolvimento de Softwares, Integração de Sistemas, DevOps, Automação e Monitoramento de Infraestrutura de TI, Serviços de Suporte e Tecnologia Open Source.

Clique aqui para agendar um contato com um de nossos Consultores Especializados.


Autor deste Artigo: Equipe de DevOps da Target

Revisão: Paulo Florêncio, Diretor Comercial da Target

Compartilhe:

Deixe uma Resposta

Enviar uma mensagem
1
Precisa de ajuda?
Olá! Como podemos ajudá-lo?