Pular para o conteúdo principal
Compartilhe:

Além do Armazenamento: Soluções de Nuvem Personalizadas para Cada Indústria

No início da era digital, a nuvem surgiu como uma solução para armazenamento de dados, prometendo um acesso sem precedentes e uma escalabilidade infinita.

Mas o que começou como um repositório virtual para guardar arquivos e backups rapidamente se transformou em um ecossistema vibrante de inovação e colaboração.

Hoje, a tecnologia de nuvem não é apenas um componente de infraestrutura de TI; ela é a espinha dorsal da transformação digital em todas as indústrias.

Esta evolução da nuvem, de um simples armazenamento para uma plataforma de inovação abrangente, reflete uma mudança fundamental na forma como as empresas operam e competem.

As plataformas de nuvem por indústria, desenvolvidas especificamente para atender às necessidades únicas de segmentos verticais, estão no centro dessa transformação.

Elas oferecem não apenas armazenamento, mas também soluções personalizadas que abrangem software, plataforma e infraestrutura como serviço (IaaS), permitindo uma agilidade sem precedentes na gestão de cargas de trabalho e na aceleração de mudanças específicas para cada negócio.

Gregor Petri, Vice-Presidente Analista da Gartner, observa que as plataformas do setor na nuvem transformam uma plataforma de nuvem em uma plataforma comercial, servindo não apenas como ferramentas de inovação tecnológica, mas também como catalisadores de inovação comercial.

Esta perspectiva é reforçada por dados recentes da Gartner, que revelam um movimento crescente em direção à adoção dessas plataformas: quase 39% das empresas na Europa e América do Norte já embarcaram nesta jornada, com outros 14% explorando projetos pilotos.

A expectativa é que, até 2027, mais de 70% das empresas utilizarão plataformas do setor na nuvem para acelerar suas iniciativas de negócios, marcando um aumento significativo dos menos de 15% observados em 2023.

Mas o que significa essa mudança para o futuro dos negócios em diferentes indústrias?

Como essa evolução da tecnologia de nuvem pode ser o diferencial que permite às empresas não apenas sobreviver, mas prosperar na economia digital?

À medida que exploramos a jornada das plataformas de nuvem por indústria, convidamos você a descobrir como essa inovação está remodelando o cenário empresarial, oferecendo novas oportunidades para crescimento, eficiência e competitividade.

O Surgimento das Plataformas de Nuvem por Indústria

À medida que o tecido empresarial global se torna cada vez mais digitalizado, as necessidades específicas de cada indústria começaram a se destacar, revelando as limitações das soluções de nuvem genéricas.

Foi nesse contexto que as plataformas de nuvem por indústria surgiram, marcando uma nova era na personalização tecnológica.

Contextualização: Por Que as Plataformas de Nuvem por Indústria Surgiram?

As plataformas de nuvem tradicionais, apesar de oferecerem robustez e escalabilidade, muitas vezes falham em atender às exigências únicas de segmentos verticais específicos.

Seja por questões de conformidade regulatória, necessidades de processamento de dados particulares ou requisitos de segurança, as soluções “tamanho único” não são suficientes.

As plataformas de nuvem por indústria foram desenvolvidas como uma resposta a essa lacuna, fornecendo soluções que combinam software, plataforma e infraestrutura como serviço (IaaS) de maneira a atender às necessidades específicas de cada setor.

Citação de Especialista: A Visão de Gregor Petri

Gregor Petri, Vice-Presidente Analista da Gartner, ilumina essa transformação, afirmando que as plataformas do setor na nuvem (ICPs) “transformam uma plataforma na nuvem em uma plataforma comercial.”

Elas transcendem as soluções de software como serviço (SaaS) verticais, únicas e predefinidas, ao oferecer plataformas modulares e combináveis.

Apoiadas por um catálogo de pacotes de recursos de negócios específicos do setor, as plataformas de nuvem por indústria permitem uma inovação tecnológica que também impulsiona a inovação comercial.

A Necessidade de Personalização

A personalização é a chave para o sucesso das plataformas de nuvem por indústria.

Ao oferecer soluções específicas, elas permitem que as empresas gerenciem suas cargas de trabalho de forma mais eficiente, acelerem mudanças relacionadas a negócios específicos, dados, conformidade, ou outras necessidades de seu segmento.

Isso não apenas melhora a eficiência operacional, mas também abre novas avenidas para a inovação e competitividade no mercado.

Adoção Crescente

A adoção dessas plataformas está crescendo a um ritmo impressionante.

Uma pesquisa recente da Gartner com empresas na Europa e América do Norte revelou que quase 39% dos participantes já iniciaram a adoção de plataformas de nuvem por indústria, com outros 14% em fase de projetos pilotos.

Isso sinaliza uma mudança significativa na maneira como as empresas percebem e utilizam a tecnologia de nuvem, movendo-se em direção a soluções que são verdadeiramente adaptadas às suas necessidades específicas.

Casos de Uso e Histórias de Sucesso

A verdadeira medida do valor de qualquer tecnologia está em sua aplicação prática.

tbs banner 3

As plataformas de nuvem por indústria não são exceção, com casos de uso em diversos setores demonstrando seu potencial transformador.

Aqui, exploramos algumas histórias de sucesso que destacam como essas plataformas estão sendo utilizadas para resolver problemas específicos, acelerar a inovação e melhorar a eficiência operacional.

Saúde: Transformação Digital no Cuidado ao Paciente

No setor de saúde, as plataformas de nuvem por indústria estão revolucionando o cuidado ao paciente, oferecendo soluções que melhoram a gestão de registros médicos, a colaboração entre profissionais e a personalização do tratamento.

Uma plataforma de nuvem específica para saúde pode integrar dados de várias fontes, garantindo a conformidade com regulamentações de privacidade de dados e facilitando o acesso seguro às informações do paciente em tempo real.

Isso não apenas melhora a eficiência dos cuidados prestados, mas também potencializa a pesquisa e o desenvolvimento de novos tratamentos.

Finanças: Inovação e Conformidade

No setor financeiro, as plataformas de nuvem por indústria ajudam as instituições a navegar pelo complexo ambiente regulatório, ao mesmo tempo em que oferecem novos serviços digitais aos clientes.

Por exemplo, uma plataforma de nuvem para bancos pode oferecer ferramentas avançadas de análise de dados para detectar fraudes em tempo real e personalizar ofertas de serviços financeiros, mantendo a conformidade com as regulamentações locais e globais.

Essa capacidade de inovar dentro de um quadro regulamentar estrito é crucial para a competitividade no setor financeiro.

Manufatura: Eficiência e Sustentabilidade

Na manufatura, as plataformas de nuvem por indústria estão facilitando a transição para a Indústria 4.0, permitindo a integração de tecnologias como IoT (Internet das Coisas), IA (Inteligência Artificial) e análise de dados para otimizar a produção.

Uma plataforma de nuvem adaptada à manufatura pode ajudar as empresas a monitorar a eficiência energética, prever a manutenção de equipamentos e melhorar a cadeia de suprimentos.

Isso não apenas aumenta a eficiência operacional, mas também apoia iniciativas de sustentabilidade.

Varejo: Personalização e Experiência do Cliente

No varejo, as plataformas de nuvem por indústria do setor estão transformando a experiência de compra, permitindo uma personalização sem precedentes e uma gestão de estoque mais eficiente.

Elas possibilitam a análise de grandes volumes de dados de clientes para oferecer recomendações personalizadas, otimizar a logística e gerenciar o estoque em tempo real, resultando em uma experiência de compra mais satisfatória e eficiente.

À medida que nos aprofundamos na era digital, torna-se evidente que as plataformas de nuvem por indústria transcendem a mera inovação tecnológica; elas representam uma verdadeira revolução na maneira como os negócios são concebidos e executados.

Essas plataformas não são apenas ferramentas para armazenamento ou processamento de dados; elas são ecossistemas completos projetados para atender às complexidades e desafios específicos de cada setor.

Com sua capacidade de oferecer soluções personalizadas que abrangem desde a eficiência operacional até a conformidade regulatória e a inovação em produtos e serviços, elas estão redefinindo o que significa ser competitivo na economia moderna.

A adoção dessas plataformas está crescendo a um ritmo acelerado, um testemunho de seu valor inestimável.

Empresas de saúde, finanças, manufatura e varejo, entre outras, estão descobrindo novas maneiras de utilizar a tecnologia de nuvem para não apenas resolver problemas antigos, mas também para explorar novas oportunidades de mercado.

À medida que mais organizações começam a reconhecer o potencial dessas plataformas, podemos esperar uma transformação ainda maior em como os negócios são conduzidos globalmente.

O futuro promete ainda mais avanços, com as plataformas de nuvem por indústria no centro da inovação empresarial.

Elas não apenas nivelam o campo de jogo para empresas de todos os tamanhos, mas também aceleram o ritmo da inovação, permitindo uma resposta mais rápida às mudanças do mercado e às demandas dos consumidores.

À medida que essas plataformas evoluem, elas continuarão a abrir novos caminhos para a colaboração, a eficiência e o crescimento sustentável.


Target é Especializada em Softwares e Serviços para Telecomunicações e TI

A Target Solutions é uma empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) especializada em Desenvolvimento de Softwares, Integração de Sistemas, DevOps, Automação e Monitoramento de Infraestrutura de TI, Serviços de Suporte e Tecnologia Open Source.

Temos uma longa experiência na escolha, implantação e suporte de soluções que utilizam a tecnologia Open Source, e destacamos abaixo algumas áreas com projetos entregues:

  • Monitoramento de Ativos
  • Backup Gerenciado
  • Automação e Orquestração de Processos
  • Solução de API Management
  • Automação de Infraestrutura

Clique aqui para agendar um contato com um de nossos Consultores Especializados.


Autor deste Artigo: Edgar Crespo, Founder e CEO da Target.

Revisão: Paulo Florêncio, Diretor Comercial da Target

Entre em contato
Compartilhe:

Deixe uma Resposta

Enviar uma mensagem
1
Precisa de ajuda?
Olá! Como podemos ajudá-lo?