Pular para o conteúdo principal
Compartilhe:

As Redes de Telecomunicações são extremamente dinâmicas para suportarem o atendimento da demanda crescente e contínua por mais desempenho e capacidade. 

A Sincronização de Rede e Inventário torna-se um ponto muito chave para a operadora de telecom, principalmente por ser uma condição para se alcançar o maior nível possível de assertividade na operação e no planejamento de rede de telecomunicação.

Nesse cenário, onde a informação se torna imprescindível, ter um inventário completo compreendendo toda a rede se torna um recurso valioso, como foi explicado no primeiro artigo da nossa série Inventário de Rede de Telecom: necessidade fundamental

No artigo seguinte Desafios da Qualidade do Inventário de Rede de Telecomunicações foram apresentadas as dificuldades encontradas para manter a qualidade da base de dados de equipamentos em Telecom, para redes que não param de crescer em quantidade de elementos, além do surgimento contínuo de novas tecnologias, com a convivência, é claro, com todo o legado de equipamentos e tecnologias já em operação.

Por último listamos as características necessárias em um Inventário de Redes de Telecom para se alcançar a desejada eficiência no planejamento, gestão e operação da Rede de Telecom, em Inventário de Redes de Telecom com Qualidade dos Dados 

Neste artigo vamos apresentar o NEEX, a ferramenta da Target desenvolvida para facilitar e automatizar a coleta e atualização de dados de rede, resolvendo assim o desafio da Sincronização de Rede e Inventário.

Sincronização de Rede e Inventário

O Desafio da Sincronização de Rede e Inventário

É comum em praticamente todas as empresas do setor a existência de inúmeros fabricantes, cada um com diversas gerações de tecnologias que interoperam entre si, em redes de telecomunicações compostas por dezenas ou centenas de milhares de equipamentos.

Apesar disso, a maioria das soluções existentes para sistemas de coleta, são baseadas em modelos estáticos que não são capazes de integrar ambientes multivendor e multitecnologia.

Manter atualizado o grande volume de dados de um sistema em constante evolução, que recebe continuamente novas métricas, representa um desafio a ser superado por empresas que buscam se destacar no mercado, especialmente quando consideramos a variedade de métodos de acesso aos sistemas de gerência e aos equipamentos, desde plataformas legadas, até modernas interfaces API e as diferentes tecnologias das redes de telecomunicações, que precisam ser interpretadas e processadas. 

Inventário de Rede de Telecom
Uma Rede de Telecom é formada por centenas de milhares de equipamentos de diferentes fabricantes

Durante a implantação de um projeto de inventário de rede, é realizada uma carga inicial massiva dos dados disponíveis referentes às redes em operação, e a modelagem destes dados para serem inseridos nas bases de dados de inventário.

Por isso, são projetos que exigem grandes investimentos de dinheiro e tempo para sua execução.

No momento seguinte à finalização do projeto, em geral, há uma grande correspondência dos dados do inventário com a rede viva, possibilitando uma visibilidade abrangente da rede viva e um bom atendimento e alta assertividade para as demandas de planejamento e operação.

Inventário de Rede de Telecom
Logo após sua implantação, um Sistema de Inventário representa bem a configuração da rede viva

Entretanto, com o dinamismo da rede viva, seu crescimento contínuo, novas tecnologias, fabricantes diversos e novos serviços que vão sendo provisionados para o atendimento contínuo dos clientes, o sistema de inventário vai gradativamente se tornando desatualizado em relação a rede viva.

E dessa forma, o atendimento e assertividade para as demandas de planejamento e operação são diretamente comprometidos.

Por isso, é fundamental que os sistemas de inventários de rede se utilizem de mecanismos automáticos de Sincronização de Rede e Inventário, proporcionando assim maior assertividade para a operação e planejamento da rede, garantindo retorno dos investimentos, ao longo do tempo.

Sincronização de Rede e Inventário
Com o passar do tempo, o Sistema de Inventário vai se desatualizando com a evolução da rede viva

O NEEX resolve a Sincronização de Rede e Inventário

O NEEX ou Network Extractor é uma ferramenta que foi desenvolvida para facilitar e automatizar a coleta e atualização de dados de rede, implementando de forma automática a Sincronização de Rede e Inventário, e sua transformação em informação de grande utilidade para os processos típicos de planejamento e operação de redes, implementando esse processo em três passos: Coleta, Modelagem e Processamento. 

Na Coleta o NEEX é capaz de realizar uma varredura dos dados da rede dos nossos clientes, independente de onde esses dados estejam, seja nos diferentes Sistemas de Gerência, bancos de dados e até mesmo diretamente em arquivos. 

Nas redes implementadas pode haver equipamentos com diferentes tecnologias, fabricantes e especificações interagindo entre si em um ambiente complexo e em constante evolução. 

Sendo assim, após coletados, o NEEX realiza a Modelagem desses dados no intuito de criar uma fonte unificada e sincronizada para as informações de rede e estabelecendo uma arquitetura lógica apropriada para que esses dados possam ser relacionados entre si.

Uma vez coletados e modelados, o NEEX executa o processamento desses dados, realizando o enriquecimentos dos mesmos através de informações adicionais dos clientes, tais como regras de negócio, serviços suportados, detalhes de localidades/estações e contratos, criando e atualizando a Base de Conhecimento Multivendor e Multitecnologia. 

tbs banner 3

O NEEX realiza o processamento dos dados, com duas finalidades: 

  • A primeira é a operacional, ou seja, manter a integridade e atualização dos dados, possibilitando que as informações extraídas sejam confiáveis.
  • A segunda é funcional, ou seja, o processamento desses dados para os Casos de Uso que o NEEX atende ou dá suporte.

Casos de Uso do NEEX

O NEEX , através da implementação automática do processo de Sincronização de Rede e Inventário, proporciona uma base consolidada de informações das diferentes redes, atualizada de forma contínua e automática, e assim tornar possível a construção de casos de uso mais complexos e de alto valor estratégico, como por exemplo:

  • Sincronização de Inventário
  • Consultas Unificadas a Múltiplas Redes
  • Correlação de Alarmes
  • Análises de Redes e Serviços
  • Sistemas In-house

A evolução dessas informações em redes de telecomunicações é praticamente inevitável, visto que, uma vez que os dados de inventário são coletados e consolidados, há inúmeras informações que não podiam ser extraídas antes devido a alta fragmentação desses dados. 

O NEEX permite então que nossos clientes realizem a gerência de inventário, automações, previsões, descoberta e monitoramento de KPIs, integrações com outros sistemas e vários outros casos de uso.

Benefícios do NEEX

O NEEX permite que uma operadora tenha uma visualização completa de todos os elementos do inventário da sua rede, sejam eles físicos que se encontram em diferentes locais ou lógicos para atender as diferentes demandas dos clientes, mantendo essa informação padronizada e atualizada, independente de fabricante ou tecnologia, dando uma visão proporcionalmente completa do cenário atual da rede de acordo com a completude dos dados fornecidos.

É importante ressaltar que a transformação e automação da operação de redes de telecomunicações têm como ponto de partida um sistema de inventário confiável, o que nem sempre é realidade. 

Por isso é essencial manter as informações de inventário unificadas e atualizadas, refletindo as constantes alterações  na rede e na utilização de seus recursos. Este é um dos principais benefícios oferecidos pelo NEEX.

O NEEX atua no mantimento da integridade e precisão das informações de rede através do estabelecimento de processos contínuos de atualização, que são parametrizados junto com nossos clientes, para encontrar discrepâncias nas informações dos diferentes sistemas consultados e atualizá-las devidamente, seja de forma automática acessando uma interface API ou até mesmo manualmente através de um relatório de discrepâncias.

Sincronização de Rede e Inventário
O NEEX implementa a sincronização automática e contínua do inventário de rede com a rede viva

Conclusão

Um processo de sincronização automática e contínua do inventário de rede com a rede viva é o caminho para a resolução de um dos principais desafios para a operação e planejamento da rede de uma operadora.

E o NEEX pode ser seu aliado nessa tarefa, resolvendo o desafio da Sincronização de Rede e Inventário, e, assim, garantindo retorno dos investimentos ao longo do tempo, uma grande competitividade para suas ofertas, rapidez e alta qualidade de serviço, e a satisfação de seus clientes.

Quer saber mais sobre o NEEX?

Clique aqui para agendar um contato com um de nossos Consultores Especializados.


Autor deste Artigo: Engenheira Larissa Perestrêlo

Edição e Revisão: Paulo Florêncio, Diretor Comercial da Target Solutions


A Target é Especializada em Softwares e Serviços para Telecomunicações e TI

A Target Solutions é uma empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) especializada em Desenvolvimento de Softwares, Integração de Sistemas, Automação e Monitoramento de Infraestrutura de TI, Serviços de Suporte e Tecnologia Open Source.

Temos uma longa experiência na escolha, implantação e suporte de soluções que utilizam a tecnologia Open Source, e destacamos abaixo algumas áreas com projetos entregues:

  • Monitoramento de Ativos
  • Backup Gerenciado
  • Automação e Orquestração de Processos
  • Solução de API Management
  • Automação de Infraestrutura

Nossa equipe técnica possui alta capacitação e amplo conhecimento e experiência em ambientes heterogêneos de hardware e software, além de estar sempre em constante atualização com as novidades do mercado para contribuir em nosso processo de melhoria contínua.

Clique aqui para agendar um contato com um de nossos Consultores Especializados.

Entre em contato
Compartilhe:

Deixe uma Resposta

Enviar uma mensagem
1
Precisa de ajuda?
Olá! Como podemos ajudá-lo?