Pular para o conteúdo principal
Compartilhe:

O armazenamento de dados assume papel estratégico dentro das organizações. Por meio dele, é possível preservar dados, controlar acessos e garantir a segurança digital. Com o advento da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), mais empresas têm se atentado para essa realidade e garantindo a atualização constante das soluções.

Sendo assim, e tendo em vista a importância desse conceito, elencamos alguns tópicos explicativos sobre o tema. Não deixe de acompanhar o conteúdo.

O que é armazenamento de dados?

O conceito está relacionado ao processo de salvar e preservar informações, seja em um dispositivo seja em um sistema. Desse modo, é possível acessar, utilizar e proteger dados de forma eficiente.

Este conceito é fundamental porque também garante acesso ágil e fácil às informações pelas equipes. Além disso, evita perdas e acessos indevidos que prejudicam a continuidade da empresa.

Quais são os tipos de armazenamento de dados?

Existem diferentes tipos de armazenamento de dados. Confira a seguir alguns deles.

Armazenamento local

Em primeiro lugar, o armazenamento local envolve o uso de dispositivos físicos, como discos rígidos, SSDs e pen drives. Esse tipo de armazenamento é geralmente mais rápido e oferece controle direto sobre os dados. No entanto, ele tem capacidade limitada e está sujeito a falhas físicas. 

Armazenamento em nuvem

Nesse caso, os dados são armazenados em servidores remotos, acessados via Internet. O armazenamento em nuvem, portanto, oferece maior escalabilidade, flexibilidade e acessibilidade. Entre os serviços mais populares, por exemplo, estão: Dropbox, Google Drive e Microsoft OneDrive.

Armazenamento em rede

Por fim, é possível armazenar dados em servidores compartilhados em uma rede local ou corporativa. Isso permite compartilhar informações entre vários usuários e dispositivos. Exemplos de armazenamento em rede incluem servidores NAS (Network Attached Storage) e SAN (Storage Area Network).

Quais são os métodos de armazenamento?

Existem vários métodos utilizados para o armazenamento de dados. Confira, então, alguns deles!

tbs banner 3

Armazenamento em bloco

Nesse método, os dados são divididos em blocos e preservados em dispositivos de armazenamento. Cada bloco é tratado como uma unidade independente e pode ser acessado separadamente.

Armazenamento em arquivo

Nesse método, os dados se organizam em arquivos individuais. Cada arquivo é identificado por um nome e uma extensão específicos. Essa é uma solução amplamente utilizada em sistemas operacionais e de arquivos.

Armazenamento em objeto

Por fim, é possível armazenar dados como objetos independentes, com metadados associados. Cada objeto é identificado por uma chave exclusiva. O armazenamento em objeto é muito usado em armazenamento em nuvem e permite uma manipulação eficiente de grandes volumes de dados.

Como garantir a segurança dos dados?

Por fim, a segurança dos dados é essencial para proteger informações sensíveis contra acessos criminosos que podem, inclusive, ser motivo de responsabilização contra a empresa. 

Entre as medidas para um armazenamento seguro, por exemplo, estão:

  • Criptografar os dados em repouso e em trânsito;
  • Implementar autenticação e controle de acesso adequados;
  • Realizar backups regulares para evitar perdas de dados.

O armazenamento de dados é um serviço usado para guardar arquivos, enquanto o backup é uma solução para criar cópias de segurança dos dados, mantendo-os seguros em casos de incidentes como falhas técnicas, ataques cibernéticos e exclusão acidental de arquivos. 

Portanto, ter uma solução de backup, além do armazenamento de dados, é fundamental para assegurar a disponibilidade das informações e a continuidade das operações.

Sem dúvidas, boas soluções de armazenamento de dados permitem lidar com a crescente quantidade de informações digitais, além de proteger e preservar informações estratégicas. 

Compreender os diferentes tipos e métodos de armazenamento, portanto, deve ser prioridade em qualquer empresa que preza pela segurança e credibilidade no mercado. 

E então? Gostou do conteúdo? Agora que você já sabe da importância do armazenamento de dados, não deixe de conferir as soluções da Target  para o seu negócio!

Entre em contato
Compartilhe:

Deixe uma Resposta

Enviar uma mensagem
1
Precisa de ajuda?
Olá! Como podemos ajudá-lo?