A ferramenta tem como objetivo principal o armazenamento e centralização de backups para facilitar o gerenciamento dos mesmos. Permite ao cliente ter a gerência total sobre os backups de servidores e backups de configurações de elementos de rede, de modo que possam ter agilidade na restauração dos mesmos com confiança. Sua interface é amigável para uso em navegadores web, permitindo aos usuários gestores dos backups uma visão para total controle.
Sobre a Arquitetura Macro:

Funcionalidades

Autenticação de Usuários

Tem sua base própria, mas pode ser integrada a outros mecanismos de login como LDAP e SSO, passando a não autenticar localmente.

Painel de Controle

Painel de controle (dashboard) gráfico com as principais métricas a serem definidas em tempo de projeto, como: número total de equipamentos, servidores, backups realizados, etc.

Configurações

Configurações personalizáveis, como a frequência de backups e as configurações de destino de trap SNMP, de servidores de e-mail, de servidores de SMS, de destino de notificações via REST e de expurgo de log de auditoria.

Trilhas de Auditoria

Todas as ações importantes da solução e de seus usuários são registradas em banco de dados, permitindo uma auditoria de ações do sistema e dos usuários. Esses dados são somente de leitura, independente do perfil de usuário.

Gestão de Perfis

Permite a criação, alteração e exclusão dos perfis que os usuários serão vinculados. Havendo integração com outros sistemas de autenticação, a gestão de perfis funcionará dentro da ferramenta como uma funcionalidade isolada, podendo ser acessada apenas por usuários específicos do cliente, que farão a gestão dos mesmos.

Analisador de Arquivos de Elementos de Rede

Analisa cada arquivo recebido ou coletado antes de armazená-lo no backup. As análises são realizadas levando em consideração se há um template definido para ele. Todas as diferenças encontradas serão notificadas, respeitando as definições e configurações existentes na ferramenta. Após a análise, o sistema gerará o hash do arquivo e o armazenará. Ele também será enviado para a área de armazenamento de backups e será catalogado com um backup do seu elemento. Caso um elemento não seja identificado, os usuários serão notificados de que existe um backup sem elemento vinculado, para posterior análise.

Caixa de Notificações

Cada usuário tem sua caixa de notificações pessoal, que serão notificações enviadas pela própria ferramenta Target Backup Solution para o usuário. As notificações também poderão ser enviadas para outras entidades externas por trap SNMP, SMS, REST ou e-mail, e elas serão classificadas como “informação”, “alerta” e “erro”. A ferramenta armazena as datas/horas de visualização das notificações dentro da mesma, garantido o não repúdio da notificação. Para o funcionamento correto dessa realidade, todas as notificações por meios externos não enviarão o conteúdo da notificação, mas apenas um alerta de que existe uma nova notificação com sua respectiva classificação, dessa forma, o usuário precisará logar no sistema para fazer a verificação da mesma.

Gestão de Elementos de rede

Mantém um cadastro básico dos elementos (hostname, site, IP, fabricante, modelo, etc) a serem backupeados. Tem uma funcionalidade de cadastro em massa de elementos, visando facilitar o carregamento de dados. Desta maneira o sistema terá o controle do ciclo de manutenção do backup de todos os elementos da rede móvel. A ferramenta suporta que os elementos tenham seus backups realizados de maneira ativa ou passiva e isto será definido elemento a elemento neste módulo. Os elementos marcados para Backup Ativo precisarão ter seus IPs cadastrados e terem conectividade a partir dos servidores do sistema, já os de Backup Passivo, terão um campo, que poderá ser o seu nome, vinculado ao nome do arquivo que o sistema receberá, de modo que possa ser identificado como arquivo de backup daqueles elementos. Também há um mecanismo que lista os arquivos recebidos que não estão vinculados a nenhum elemento, de modo que um usuário possa vinculá-lo a um elemento ou cadastrá-lo.

Template de Backups de servidores

Cada servidor a ser backupeado deve utilizar um template de backup pré-definido. O template poderá informar as partições a serem backupeadas, a frequência do backup e seus tipos (incremental, total, etc).

Template de Backups de elementos de rede

Cada elemento de rede a ser backupeado utilizará um template de backup pré-definido que funcionará como uma máscara de validação para os dados.

Motor de coleta

Possui duas formas de trabalho. Uma com um cliente instalado no servidor a ser backupeado e outra acessando o servidor ou elemento de rede via FTP/TFTP/SCP para fazer download dos backups de forma ativa (elementos marcados para Backup Ativo).

Motor de recepção

Disponibiliza um servidor FTP para receber dados a serem backupeados. Este módulo controlará os usuários FTP que serão disponibilizados para que as origens possam enviar seus backups, além de poder ser implantado também fora dos servidores principais. Dessa forma, os arquivos serão enviados para os servidores principais para serem processados.

Gestão de servidores

Visa manter um cadastro básico dos servidores (hostname, site, IP, fabricante, modelo, etc) a serem backupeados, permitindo aos usuários incluir e/ou autorizar os mesmos. Tem uma funcionalidade de cadastro em massa de elementos, visando facilitar o carregamento de dados. Sendo necessário definir o template de backup para o servidor possibilitando também adicionar mais pastas para backups que não estão no template.

Gestão de tipos de arquivos

O usuário poderá definir os tipos de arquivos que serão feitos backup e algumas configurações sobre os mesmos como: - Se são binários ou não; - No caso de não ser binário, um possível template para validar os dados no mesmo; - Número de falhas antes de enviar notificação de erro; - Arquivos com diferenças entre o arquivo recebido por último e o penúltimo já armazenado no backup podem gerar notificações.

Monitor de log

Filtra eventos específicos para enviar alarmes para outros sistemas como, por exemplo, softwares de gestão de falhas via trap SNMP.

Relatórios

A ferramenta Target Backup Solution permite a customização de relatórios. Na sua implantação deve-se verificar quais relatórios devem ser disponibilizados para cada cliente.

Depoimentos

“O Fluminense preza sempre pelas relações com os fornecedores. E por esse motivo, iniciou uma parceria com a Target, pois prezamos a responsabilidade e presteza nos processos de atendimento e entrega que a Target nos proporciona. O atendimento da Target ocorre de forma ágil. A Target nos ajuda a manter nossos equipamentos com a qualidade e confiabilidade que proporciona à organização agilidade no processamento dos dados e durabilidade dos equipamentos com garantia e confiável tempo de vida útil.”

client
Marcelo Porto Vice-presidente de Tecnologia da Informação - Fluminense

Nossos Clientes