Pular para o conteúdo principal
Compartilhe:

Casos de Uso DevOps na Transformação Digital

Um exemplo notável é a Amazon, que adotou as práticas de DevOps para acelerar seus ciclos de implementação de software e aumentar a eficiência de seus sistemas.

Tradicionalmente, a empresa realizava implementações em uma base trimestral.

No entanto, com a adoção dos princípios do DevOps, a Amazon foi capaz de migrar para implementações diárias.

Isso resultou em um aumento significativo na eficiência das operações e na satisfação do cliente.

Da mesma forma, a empresa de software Adobe integrou práticas DevOps com sucesso ao desenvolver e lançar o Creative Cloud.

Ao adotar o DevOps, eles conseguiram acelerar seus ciclos de desenvolvimento, aumentar a eficiência de suas equipes e proporcionar uma melhor experiência ao cliente.

DevOps Como Catalisador da Agilidade Digital

Outro caso de sucesso é o da Netflix.

A indústria de transmissão tem sido altamente competitiva e a Netflix enfrentou o desafio com a adoção de práticas DevOps.

Eles criaram o Simian Army, uma série de ferramentas destinadas a verificações proativas e automação para evitar falhas em potencial.

A adoção do DevOps possibilitou à Netflix responder de forma mais eficaz e rápida às necessidades de seus clientes.

Na indústria bancária, o Barclays é um exemplo de como as práticas DevOps podem transformar um negócio tradicional.

O banco implementou DevOps para alcançar uma cooperação melhor e mais eficiente entre suas equipes de desenvolvimento e operações de TI.

Isso permitiu ao Barclays entregar produtos e serviços mais rapidamente e de forma mais eficiente para seus clientes.

Impacto do DevOps na Eficiência Organizacional

A adoção de práticas DevOps também tem demonstrado benefícios significativos em organizações governamentais.

A Administração Federal de Aviação (FAA) dos Estados Unidos, por exemplo, foi capaz de acelerar a entrega de aplicativos e aumentar a eficiência operacional implementando práticas DevOps.

Esses exemplos de casos de sucesso enfatizam como a adoção do DevOps pode melhorar a eficiência e produtividade das operações de TI, permitindo que as organizações sejam mais ágeis em suas respostas ao ritmo acelerado da transformação digital.

Estudar futuras tendências é crucial, mas aprender com o passado pode fornecer insights valiosos.

Dessa forma, compilamos uma série de casos de estudo para entender como a adoção de práticas DevOps facilitou a jornada de transformação digital.

Caso de estudo: Amazon

A Amazon é uma das maiores histórias de sucesso na utilização efetiva de DevOps.

A transformação digital na Amazon foi desencadeada pela implementação da prática DevOps, permitindo a eles a entrega contínua de software e serviços.

DevOps permitiu à Amazon melhorar a colaboração entre as equipes de desenvolvimento e operações, acelerando o ciclo de lançamento de produtos.

Como resultado, a Amazon conseguiu reduzir o tempo de inatividade, melhorar a eficiência e fornecer um serviço melhor aos seus clientes.

Caso de Estudo: Netflix

Netflix é outro exemplo bem-sucedido de DevOps em ação.

Ao adotar a prática DevOps, a Netflix conseguiu lançar novos recursos rapidamente para seus usuários globais.

Eles também foram capazes de lidar efetivamente com o crescimento exponencial da demanda por streaming de vídeo.

A adoção do DevOps permitiu à Netflix aumentar sua velocidade de inovação, melhorar a estabilidade do serviço e manter a melhor experiência do usuário, mesmo durante a pandemia COVID-19, quando a demanda por streaming aumentou drasticamente.

Caso de Estudo: NASA

A NASA usou o modelo DevOps para simplificar seus processos e melhorar a eficiência em suas missões.

O DevOps permitiu à NASA lançar atualizações de software de maneira mais eficiente, resultando em menos erros durante as missões.

Além disso, a prática DevOps também ajudou a NASA a se adaptar rapidamente às mudanças, melhorando sua capacidade de lidar com situações inesperadas.

Cada um desses casos de estudo mostra como o DevOps pode auxiliar na jornada de transformação digital.

Ao facilitar a colaboração entre equipes, agilizar processos e criar um ambiente mais orientado à inovação, as organizações podem melhorar significativamente sua capacidade de competir na economia digital atual.

Isso reafirma a importância de adotar uma abordagem DevOps no caminho para a digitalização.

devops

Etsy: Transformação através da Integração Humana e de Processos

Um exemplo notável de uma empresa que implementou com sucesso o DevOps é a Etsy, um market place online.

A empresa teve que equilibrar a necessidade de entregar velocidade e inovação, mantendo um alto nível de qualidade e segurança.

A adoção das práticas DevOps permitiu integrar as equipes de Operações de TI e Desenvolvimento, resultando em um ciclo de desenvolvimento mais rápido, menos erros e melhor confiabilidade.

Além disso, a Etsy agora consegue fazer várias implementações por dia, algo que seria impossível na sua antiga abordagem.

Amazon: Reinvenção do Desenvolvimento de Software

A Amazon é outro exemplo de como o DevOps pode revolucionar o desenvolvimento de software. Em 2001, a Amazon passou a usar o modelo DevOps, a fim de melhorar a colaboração entre suas equipes de desenvolvimento de software e operações de TI.

O resultado foi uma redução drástica no tempo de ciclo de desenvolvimento, que permitiu à Amazon um lançamento mais rápido de novos produtos e serviços.

Hoje, a Amazon realiza a entrega contínua e o desenvolvimento ágil para realizar atualizações e melhorias rapidamente, algo que está no cerne de seu sucesso contínuo.

Netflix: Escalabilidade e Entrega Contínua

A gigante do streaming, Netflix, emprega o uso de DevOps para gerenciar seus sistemas em larga escala e garantir que seus 125 milhões de usuários em todo o mundo recebam um serviço ininterrupto.

O DevOps permitiu à Netflix projetar, testar e lançar novos recursos rapidamente, mantendo a qualidade e a confiabilidade do sistema.

Além disso, o uso do conceito de “fail fast”, que significa corrigir rapidamente, garantiu que os problemas com os serviços da Netflix sejam resolvidos antes de se tornarem críticos.

Cada um desses estudos de caso destaca as diferentes maneiras pelas quais a adoção do DevOps pode contribuir para a transformação digital em várias organizações.

Seja através da integração de equipes, aumento da velocidade de entrega ou gerenciamento de sistemas em larga escala, o DevOps se mostrou uma prática inestimável no mundo digital moderno.

Adoção DevOps: Amazon

A Amazon é líder global em comércio eletrônico e serviços de computação em nuvem, e sua adoção de práticas DevOps tem sido vital para manter essa posição.

Os engenheiros da Amazon implementam um novo código a cada 11,6 segundos, graças ao estrutura DevOps.

Isso não apenas acelera a entrega de funcionalidades e ajustes, mas também aumenta a capacidade de resposta quando ocorrem problemas.

Para dar suporte a essa implementação contínua, Amazon construiu um robusto sistema de automação, que inclui teste automático, integração contínua e implantação contínua.

Isso permitiu que a empresa crescesse e inovasse em uma escala sem precedentes.

Impacto DevOps: Netflix

A Netflix é outro exemplo icônico de como a abordagem DevOps pode contribuir para a transformação digital. Enfrentando uma crescente demanda global por streaming de vídeo, a Netflix utiliza práticas DevOps extensivas para garantir a disponibilidade e a performance.

Por exemplo, a Netflix desenvolveu o “Chaos Monkey”, uma ferramenta que intencionalmente cria falhas em seu sistema de produção durante o horário comercial para forçar os engenheiros a criar sistemas robustos e resilientes.

Com o uso de práticas DevOps para desenvolvimento e operações, a Netflix consegue manter a alta disponibilidade de seu serviço, mesmo quando ocorrem problemas.

Transformação DevOps: The Guardian

The Guardian, uma das principais publicações de notícias do mundo, adotou a estratégia DevOps para acelerar o ritmo de suas inovações digitais.

A organização abandonou os lançamentos manuais que levavam horas e transitou para um modelo DevOps com integração contínua, entrega contínua e infraestrutura como código.

Essas mudanças permitiram que The Guardian se movesse a uma velocidade sem precedentes, com lançamentos que agora levam apenas minutos.

Mais importante, esse aumento na velocidade não veio à custa da estabilidade ou da segurança, demonstrando o impacto poderoso que as práticas DevOps podem ter na transformação digital.

Estudo de Caso 1: Etsy – Acelerando a Entrega com DevOps

A Etsy, uma plataforma popular de marketplace, ilustra bem como a introdução de práticas DevOps pode desencadear benefícios reais e tangíveis.

Para lidar com a sua base de usuários em rápido crescimento, a Etsy decidiu adotar uma abordagem DevOps, que permitiu uma entrega mais rápida e contínua de funcionalidades para os seus clientes, além de uma melhor colaboração entre as equipes de desenvolvimento e operações de TI.

A implementação de práticas DevOps resultou em um aumento notável na eficiência e na qualidade do software.

Além disso, a Etsy foi capaz de liberar o código mais de 50 vezes por dia, melhorando significativamente a satisfação do cliente.

Estudo de Caso 2: Amazon – Melhorando a Escalabilidade com DevOps

Na Amazon, a adoção da abordagem DevOps permitiu que a empresa aumentasse sua escalabilidade para atender à crescente demanda do consumidor.

Além disso, a empresa conseguiu manter um alto padrão de qualidade do serviço ao mesmo tempo em que adicionava novas funcionalidades ao seu platforma.

No ambiente DevOps, as equipes de desenvolvimento e operações trabalham de forma colaborativa, possibilitando implantar novos códigos a cada 11.6 segundos!

Esta velocidade notável é possível graça à integração contínua, entrega contínua, monitoramento e automação de processos.

Como resultado, a Amazon reduziu seus costos operacionais, melhorou a eficiência e aumentou a satisfação do cliente.

Estudo de Caso 3: Netflix – Impulsionando a Inovação com DevOps

A Netflix é outro grande exemplo de uma empresa que utiliza práticas DevOps para promover a inovação digital.

Em um setor altamente competitivo, a adoção do DevOps tem ajudado a empresa a implementar recursos novos e excitantes em uma escala global, de maneira rápida e eficaz.

Com a implementação de ferramentas automatizadas e práticas de codificação colaborativa, a Netflix conseguiu liberar novas características do seu serviço de streaming de forma mais eficiente, conquistando assim uma vantagem competitiva no seu mercado.

Esta abordagem DevOps permitiu à Netflix manter um ritmo rápido de inovação, mantendo ao mesmo tempo a segurança e a estabilidade necessárias para um serviço ao consumidor de alto nível.


Target é Especializada em Softwares e Serviços para Telecomunicações e TI

A Target Solutions é uma empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) especializada em Desenvolvimento de Softwares, Integração de Sistemas, DevOps, Automação e Monitoramento de Infraestrutura de TI, Serviços de Suporte e Tecnologia Open Source.

Clique aqui para agendar um contato com um de nossos Consultores Especializados.


Autor deste Artigo: Equipe de DevOps da Target

Revisão: Paulo Florêncio, Diretor Com

Compartilhe:

Deixe uma Resposta

Enviar uma mensagem
1
Precisa de ajuda?
Olá! Como podemos ajudá-lo?