Pular para o conteúdo principal
Compartilhe:

Estratégias DevOps em Grandes Corporações

As empresas de sucesso em adequarem-se às práticas e estratégias DevOps implementam uma mudança cultural centrada em torno da colaboração entre equipes de desenvolvimento e operações.

Essas organizações geralmente possuem uma mentalidade de “falha é aceitável”, pois aceitam que o fracasso é uma parte vital do processo de aprendizado.

Um elemento crítico dessas estratégias bem-sucedidas é o foco na automação.

Por meio da implantação de software de integração contínua (CI) e entrega contínua (CD), as organizações podem acelerar significativamente os tempos de entrega ao mesmo tempo em que reduzem a probabilidade de erros devido à intervenção manual.

Inovação e Melhoria Contínua

Adaptar-se ao DevOps não é apenas uma questão de implementar uma nova tecnologia ou processo. Significa mudar a maneira como a organização pensa sobre entrega de software e operações como um processo integrado e contínuo, no qual todos na organização precisam trabalhar juntos.

A chave para a inovação no DevOps é a capacidade de reagir rapidamente às mudanças e melhorar continuamente.

As organizações que incorporam essas práticas são capazes de entregar produtos com maior frequência, melhorar a qualidade e reduzir o tempo de entrega.

Enquanto desafios existem, as organizações que conseguem superá-los e implementar essas práticas de maneira eficaz, colhem benefícios significativos que podem conduzir a uma vantagem competitiva real no mercado.

Compreendendo e Adotando a Cultura DevOps

O sucesso na implementação de DevOps começa com a compreensão e aceitação da cultura DevOps, que se baseia na colaboração e comunicação entre os departamentos de desenvolvimento (Dev) e operações (Ops).

Esta cultura promove a integração contínua, entrega contínua e monitoramento constante, que são os pilares das práticas DevOps.

Grandes empresas como Netflix e Amazon têm atribuído seu sucesso na implementação do DevOps à aceitação desta cultura. Gestores devem, portanto, educar e convencer sua equipe sobre a importância de adotar esta cultura.

Automatização das Tarefas de DevOps

A automação é um elemento central na implementação bem-sucedida de estratégias DevOps. Ela reduz a possibilidade de erros humanos, ganha eficiência e acelera o ciclo de desenvolvimento de software.

Ferramentas de automação como Jenkins para integração contínua, Docker para gestão de contêineres e Ansible para configuração de software têm sido amplamente utilizadas por grandes empresas.

O desafio aqui para os gestores é escolher as ferramentas certas de automação que melhor se adequem à sua infraestrutura e exigências de negócios.

Integração e Colaboração entre as Equipes

DevOps não é apenas uma metodologia, mas uma filosofia que requer uma mudança de mindset para maior colaboração e integração entre as equipes.

As empresas bem-sucedidas em DevOps, têm equipes de desenvolvimento e operações trabalhando juntas desde o início de cada projeto. Isto elimina os silos departamentais e promove um ambiente de trabalho mais integrado e colaborativo.

Para os gestores, o desafio é como efetivamente promover essa integração e colaboração entre as equipes, e isso geralmente pode ser alcançado através de workshops, sessões de treinamento e revisões regulares.

Desafios na Implementação de Estratégias Devops

Implementar estratégias DevOps é um processo contínuo que requer planejamento estratégico, esforço, paciência e uma mudança cultural.

No entanto, as empresas que foram bem-sucedidas em sua implementação têm apontado os grandes benefícios desta prática, como aumentos na velocidade da entrega, melhor qualidade do software, redução do tempo de inatividade e maior satisfação do cliente.

A implementação do DevOps em grandes organizações desencadeia uma série de desafios que apesar de complexos, não são insuperáveis.

Aqui estão os principais obstáculos que as empresas encontram ao trabalhar na adoção de estratégias DevOps.

1. Resistência à Mudança Cultural

O primeiro e talvez o mais desafiador dos obstáculos é a resistência à mudança cultural. O DevOps exige uma abordagem colaborativa para o trabalho que extrapola departamentos individuais e requer uma mudança na mentalidade da equipe.

A resistência pode surgir em todas as camadas da organização, desde os níveis técnicos até a liderança que pode se sentir desconfortável com a perda percebida de controle.

Para superar esse desafio, é fundamental que os líderes promovam uma cultura de comunicação aberta e colaboração.

2. Dificuldade na Transformação das Práticas Operacionais

A transição de operações tradicionais para práticas de pipeline DevOps pode ser outro desafio significativo.

Isso exigirá uma revisão de todas as práticas de trabalho, desde a implantação de software até o monitoramento do desempenho em tempo real. Igualmente importantes são a mudança para a integração contínua (CI) e a implementação da entrega contínua (CD).

A estratégia para superar esta dificuldade precisa ser bem planejada e sistemática, com a adoção de ferramentas adequadas e treinamento adequado para a equipe.

3. Desafios de Infraestrutura e Ferramentas

A implementação do DevOps também traz desafios de infraestrutura e ferramentas. A adoção do DevOps exige muitas vezes uma mudança para computação em nuvem e serviços baseados em API, que vêm com seus próprios desafios.

Além disso, a escolha das ferramentas certas para facilitar a implementação do DevOps é um passo crítico. Nem todas as ferramentas serão adequadas para cada organização, e experimentar diferentes opções pode ser um processo caro e demorado.

Cada um desses desafios pode ser superado com planejamento, perseverança e uma abordagem sistemática à mudança.

O mais importante no processo de adoção de estratégias DevOps é lembrar que se trata de uma mudança a longo prazo, fundamental para a eficiência e eficácia das organizações modernas.

DevOps

Amazon: Transformação DevOps para Velocidade e Escalabilidade

Amazon, a gigante globais do comércio eletrônico, é um excelente exemplo de uma empresa que adotou o DevOps para atender a necessidade de imensa escalabilidade.

No início, a Amazon enfrentou desafios com longos ciclos de desenvolvimento que atrasavam o lançamento de novos recursos. Para superar esses desafios, a Amazon mudou de uma arquitetura monolítica para um serviço orientado a arquitetura (SOA).

O uso de práticas DevOps, como a integração contínua e a entrega contínua, permitiu à Amazon automatizar seu pipeline de lançamento, reduzindo o tempo de preparação do código de semanas para minutos.

A adoção do DevOps também permitiu que a Amazon criasse uma cultura de propriedade compartilhada entre os desenvolvedores e as operações, conduzindo a uma colaboração mais eficaz.

Netflix: Priorizando a Resiliência em um Ambiente DevOps

A adopção do DevOps pela Netflix foi crucial para a sua transformação na principal plataforma de streaming de vídeos.

A Netflix adoptou uma abordagem “You Build It, You Run It”, em que cada equipe de desenvolvimento é responsável pela construção, implementação e operação dos seus próprios serviços.

Para testar a resiliência de seu sistema, a Netflix também desenvolveu o conceito de “Chaos Engineering”, introduzindo falhas planejadas na produção para testar e melhorar a robustez de seu sistema.

Esse compromisso em manter a resiliência e a disponibilidade usando práticas DevOps permitiu à Netflix fornecer um serviço de streaming de alta qualidade para seus milhões de usuários em todo o mundo.

Estratégias DevOps de Sucesso

A transformação DevOps nessas empresas ilustra o poder da entrega contínua para acelerar a inovação e melhorar a qualidade do produto.

Ao embarcar na jornada rumo à implementação de práticas DevOps, existem várias dicas e estratégias que podem ser benéficas para os gestores.

Aqui estão algumas dicas valiosas que podem ajudar a facilitar uma transição suave e bem-sucedida para a adoção do DevOps na sua organização.

Estratégias DevOps: Compreender o DevOps e seus Benefícios

Antes de entrar no processo de adoção do DevOps, é fundamental entender completamente o que é o DevOps e quais são seus potenciais benefícios.

O ideal é realizar um estudo aprofundado, olhando para as estratégias bem-sucedidas e os desafios enfrentados por outras grandes organizações ao implementar práticas DevOps.

Analisar abordagens bem-sucedidas pode proporcionar insights valiosos sobre o que poderia funcionar bem na sua organização.

Estratégias DevOps: Envolva Toda a Equipe no Processo

A implementação do DevOps não é apenas uma mudança tecnológica, mas também uma mudança cultural que requer envolvimento total da equipe.

Desta forma, é crucial motivar e envolver toda a equipe no processo, conduzindo sessões de treinamento, workshops e discussões para facilitar uma compreensão clara do DevOps e do que ele pode oferecer.

Estratégias DevOps: Faça Mudanças Incrementais e Monitore o Progresso

A adoção do DevOps é um processo gradual e é melhor abordá-lo fazendo mudanças incrementais em vez de tentar implementar tudo de uma vez.

Comece pequeno e gradualmente expanda à medida que sua equipe ganha mais experiência e compreensão do DevOps.

Durante esse processo progressivo, é vital monitorar o progresso e fazer os ajustes necessários. Isso permitirá que você realinhe suas estratégias, se necessário e garanta que a implementação do DevOps esteja progredindo na direção certa.

Segredo para uma Adoção Bem-sucedida do DevOps

Finalmente, o segredo para uma adoção bem-sucedida de estratégias DevOps reside em uma abordagem bem planejada, bem gerenciada e bem executada, com ênfase na comunicação contínua, na colaboração, na aprendizagem e na melhoria contínuas.

Embora possam surgir desafios no caminho, através da experimentação, inovação e persistência, sua organização se beneficiará muito da agilidade, velocidade, eficiência e qualidade resultantes da adoção efetiva das práticas DevOps.


Target é Especializada em Softwares e Serviços para Telecomunicações e TI

A Target Solutions é uma empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) especializada em Desenvolvimento de Softwares, Integração de Sistemas, DevOps, Automação e Monitoramento de Infraestrutura de TI, Serviços de Suporte e Tecnologia Open Source.

Clique aqui para agendar um contato com um de nossos Consultores Especializados.


Autor deste Artigo: Equipe de Suporte Técnico da Target

Revisão: Larissa Perestrêlo, Engenheira de Telecomunicações da Target

Compartilhe:

Deixe uma Resposta

Enviar uma mensagem
1
Precisa de ajuda?
Olá! Como podemos ajudá-lo?