Pular para o conteúdo principal
Compartilhe:

O que é e qual o Objetivo de DevOps

“DevOps” é uma combinação de duas palavras-chave: “Development” (Desenvolvimento) e “Operations” (Operações).

DevOps é uma cultura e conjunto de práticas que visam melhorar a colaboração e comunicação entre as equipes de desenvolvimento de software e operações de TI (TI operacional), com o objetivo de automatizar e agilizar o processo de entrega de software, principalmente através da superação das barreiras tradicionais entre desenvolvimento e operações, promovendo uma abordagem mais integrada e colaborativa.

Isso é alcançado através da automação de processos, melhoria na comunicação e compartilhamento de responsabilidades.

DevOps é uma abordagem de cultura, automação e design de plataforma que tem como objetivo agregar mais valor aos negócios e aumentar a capacidade de resposta às mudanças por meio de entregas de serviços rápidas e de alta qualidade.

Adotar o DevOps significa conectar aplicações legadas a uma infraestrutura e aplicações modernas e nativas em nuvem.

O DevOps permite que funções anteriormente isoladas – desenvolvimento, operações de TI, engenharia da qualidade e segurança – atuem de forma coordenada e colaborativa para gerar produtos melhores e mais confiáveis.

Ao adotar uma cultura de DevOps em conjunto com as práticas e ferramentas de DevOps, as equipes ganham a capacidade de responder melhor às necessidades dos clientes, aumentar a confiança nos aplicativos que constroem e cumprir as metas empresariais mais rapidamente.

Que Problemas a Metodologia DevOps se Propõe Resolver ?

A metodologia DevOps foi desenvolvida para abordar vários desafios comuns enfrentados pelas organizações de desenvolvimento de software e operações de TI.

Aqui estão alguns dos principais problemas que a metodologia DevOps visa resolver:

Silos Organizacionais

Departamentos isolados, como desenvolvimento, operações e segurança, muitas vezes não se comunicam de maneira eficaz, resultando em falta de colaboração.

Com DevOps é possível fomentar a colaboração e integração entre diferentes equipes, quebrando silos organizacionais para promover uma visão holística do ciclo de vida do software.

Lentidão na Entrega de Software

Processos manuais e separados podem levar a ciclos de desenvolvimento longos e atrasos na entrega de software ao mercado.

A metodologia DevOps introduz práticas de automação para acelerar o desenvolvimento, teste e implantação de software, resultando em entregas mais rápidas e frequentes.

Falta de Confiabilidade e Estabilidade

Atualizações de software frequentes podem resultar em instabilidades e falhas operacionais.

DevOps garante a implementação de práticas de integração contínua, entrega contínua e automação de testes para garantir a estabilidade do software em cada etapa do processo.

Falta de Visibilidade e Transparência

Falta de visibilidade nos processos de desenvolvimento e operações pode levar a problemas não detectados até estágios avançados.

A adoção da metodologia de DevOps provê a introdução de ferramentas de monitoramento e logging, permitindo maior visibilidade e rastreamento de eventos em todas as etapas do ciclo de vida do software.

Inconsistência em Ambientes

Disparidade entre ambientes de desenvolvimento, teste e produção pode levar a problemas quando o software é implantado em ambientes de produção.

A adoção de práticas de Infraestrutura como Código (IaC), através da implementação da metodologia DevOps, para garantir consistência e reprodutibilidade em diferentes ambientes.

Comunicação Ineficiente entre Equipas

Falta de comunicação eficaz entre desenvolvedores, operadores e outras partes interessadas.

O DevOps garante a promoção de uma cultura de colaboração e compartilhamento de informações, facilitando uma comunicação mais eficiente.

Segurança Tardia no Processo

A segurança muitas vezes é tratada como uma consideração tardia, resultando em software vulnerável.

Com DevOps, é possível a integração de práticas de segurança ao longo do ciclo de vida do desenvolvimento, incorporando testes de segurança e revisões contínuas.

Ao abordar esses problemas, o DevOps busca criar um ambiente mais ágil, eficiente e colaborativo, permitindo que as organizações respondam rapidamente às mudanças do mercado e entreguem software de alta qualidade de maneira consistente.

DevOps e o Ciclo de Vida das Aplicações

O DevOps influencia o ciclo de vida do aplicativo em todas as fases do planejamento, do desenvolvimento, da entrega e da operação.

Cada fase depende das demais e elas não são específicas da função. Em uma verdadeira cultura de DevOps, cada função está envolvida de alguma forma em cada fase.

tbs banner 3

Planejamento

Na fase de planejamento, as equipes de DevOps idealizam, definem e descrevem os recursos e as funcionalidades dos aplicativos e sistemas que estão construindo.

Elas acompanham o progresso em níveis altos e baixos de granularidade, desde tarefas de produto único até tarefas que abrangem portfólios de vários produtos.

Criar listas de pendências, acompanhar bugs, gerenciar o desenvolvimento de software Agile com o Scrum, usar quadros Kanban e visualizar o progresso com painéis são algumas das maneiras pelas quais as equipes de DevOps planejam com agilidade e visibilidade.

Desenvolvimento

A fase de desenvolvimento inclui todos os aspectos da codificação – gravação, teste, revisão e integração do código pelos membros da equipe – bem como a compilação do código em artefatos de compilação, que podem ser implementados em vários ambientes.

As equipes de DevOps buscam inovar rapidamente sem sacrificar a qualidade, a estabilidade e a produtividade.

Para fazer isso, elas usam ferramentas extremamente produtivas, automatizam etapas elementares e manuais e iteram em pequenos incrementos por meio de testes automatizados e integração contínua.

Entrega

A entrega é o processo de implantação de aplicativos nos ambientes de produção de maneira consistente e confiável.

A fase de entrega também inclui a implantação e a configuração da infraestrutura fundamental totalmente governada que compõe esses ambientes.

Na fase de entrega, as equipes definem um processo de gerenciamento de versão com estágios claros de aprovação manual.

Elas também definem portões automatizados que movem os aplicativos entre os estágios, até que sejam disponibilizados aos clientes.

A automação desses processos os torna escalonáveis, repetíveis e controlados. Dessa forma, as equipes que praticam o DevOps podem frequentemente atuar e entregar com facilidade, confiança e tranquilidade.

Operação

A fase de operação envolve manter, monitorar e solucionar problemas de aplicativos em ambientes de produção.

Ao adotar as práticas de DevOps, as equipes trabalham para garantir a confiabilidade do sistema, a alta disponibilidade e o objetivo de tempo de inatividade igual a zero, reforçando a segurança e a governança.

As equipes de DevOps buscam identificar os problemas antes que eles afetem a experiência do cliente e mitigar os problemas rapidamente quando ocorrem.

Manter esse nível de vigilância requer telemetria avançada, alertas acionáveis e visibilidade total sobre os aplicativos e o sistema subjacente.

Cultura DevOps

devops
A integração das equipes de desenvolvimento e operações é fundamental para o DevOps

Para funcionar, o DevOps depende de uma cultura de colaboração alinhada aos princípios open source, além de abordagens transparentes e ágeis.

A abordagem de projetos de software open source pode ser um blueprint sobre como criar uma cultura de DevOps.

Compartilhar informações livremente é a abordagem padrão para a colaboração em comunidades open source.

Essa prática implementa mudanças culturais, como o incentivo à transparência na tomada de decisões e à experimentação sem medo de falhas, além da implantação de um sistema de recompensas que impulsiona a confiança e a colaboração.

Com a liderança e os programas de incentivo certos, as equipes de desenvolvimento e operações podem contribuir para viabilizar a adoção da cultura aberta.

No entanto, o DevOps é mais eficiente quando essa cultura já está disseminada pela empresa.

É claro que o nome se refere aos termos “desenvolvimento” e “operações”, mas o DevOps serve para todos.


Autor deste ArtigoPaulo Florêncio, Diretor Comercial da Target
Compartilhe seu caso, e deixe seu comentário conosco!


Target é Especializada em Softwares e Serviços para Telecomunicações e TI

A Target Solutions é uma empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) especializada em Desenvolvimento de Softwares, Integração de Sistemas, Automação e Monitoramento de Infraestrutura de TI, Serviços de Suporte e Tecnologia Open Source.

Temos uma longa experiência na escolha, implantação e suporte de soluções que utilizam a tecnologia Open Source, e destacamos abaixo algumas áreas com projetos entregues:

  • Monitoramento de Ativos
  • Backup Gerenciado
  • Automação e Orquestração de Processos
  • Solução de API Management
  • Automação de Infraestrutura

Nossa equipe técnica possui alta capacitação e amplo conhecimento e experiência em ambientes heterogêneos de hardware e software, além de estar sempre em constante atualização com as novidades do mercado para contribuir em nosso processo de melhoria contínua.

Clique aqui para agendar um contato com um de nossos Consultores Especializados.


Entre em contato
Compartilhe:

Deixe uma Resposta

Enviar uma mensagem
1
Precisa de ajuda?
Olá! Como podemos ajudá-lo?