Introdução
Com o mundo digital, é cada vez mais comum o compartilhamento de arquivos, imagens, vídeos e dados. Mas você já parou para se perguntar como proteger essas informações? O risco da sua empresa ou membro da equipe perder algum arquivo pode gerar consequências para projetos e negócios. Para isso existe o Backup, que é uma solução confiável para proteger e preservar dados. Neste conteúdo, vamos explorar o que é o backup diferencial, como funciona e quais são os benefícios de sua utilização. Vamos entender como garantir a segurança das suas informações?
O que é Backup diferencial?
Agora que você já sabe que fazer backup é fundamental para proteção de dados, vamos entender o que é backup diferencial. Diferente dos outros métodos, ele salva apenas os dados que foram alterados desde o último backup completo, gerando uma economia de espaço de armazenamento em relação aos outros métodos.
Pode parecer próximo ao backup incremental, mas existem diferenças entre os modelos, o backup incremental salva apenas as alterações feitas desde o último backup, seja ele completo ou incremental, copiando apenas os arquivos modificados e salvando apenas as alterações. Já o backup diferencial salva as alterações feitas desde o último backup completo, ou seja, a cada backup diferencial, os arquivos modificados desde o último backup completo são copiados. Para escolher o ideal, é necessário entender a necessidade de espaço de armazenamento.
Como funciona o Backup diferencial?
Já explicamos o que é backup diferencial, agora vamos entender como funciona? Quando você realiza um backup diferencial, o software de backup examina os arquivos e pastas que você selecionou e faz uma cópia somente dos arquivos que foram modificados desde o último backup completo. Esses arquivos são conhecidos como “diferenciais” e são salvos separadamente dos arquivos de backup completo.
Por exemplo, se você fizer um backup completo no domingo e realizar backups diferenciados nos dias seguintes, apenas os arquivos modificados desde o domingo serão incluídos nos backups diferenciais. Isso reduz significativamente o tempo e o espaço necessário para realizar backups diários, já que você está salvando apenas as alterações, não todos os dados novamente.
3 Benefícios do Backup diferencial
1. Economia de espaço de armazenamento
Um dos benefícios do backup diferencial é a economia de espaço de armazenamento, já que somente os dados modificados são salvos em cada backup.
2. Rapidez na restauração de dados
Além da economia de espaço, a restauração de dados é mais rápida e eficiente, já que apenas os arquivos modificados são restaurados.
3. Facilidade de gerenciamento
Como no backup diferencial apenas os arquivos modificados são armazenados, sendo mais fácil o processo de rastreamento, organização e recuperação dos dados.
Perguntas frequentes sobre Backup diferencial
1. O backup diferencial substitui o backup completo?
O backup diferencial é um complemento do backup completo, mas como ele salva apenas as últimas alterações do backup completo, não substitui o processo de backup completo.
2. Quanto espaço de armazenamento é necessário para o backup diferencial?
Isso varia conforme cada caso e depende da quantidade de dados modificados desde o último backup completo, mas ocupa menos espaço em relação a outros métodos de backup.
3. Com que frequência devo fazer backups diferenciados?
Isso também varia conforme cada caso e quantidade de dados, mas se as alterações forem diárias, é recomendado que se faça diariamente. Por isso, é fundamental contar com uma empresa especializada em backup.
4. O que é backup incremental?
Conforme falamos acima, o backup incremental salva apenas as alterações feitas nos arquivos, desde o último backup realizado. Ao invés de copiar todos os arquivos novamente, ele identifica e armazena apenas os dados modificados ou adicionados desde o último backup. Isso permite que os backups subsequentes sejam rápidos em termos de espaço de armazenamento necessário.
5. Qual é a diferença entre backup incremental e backup diferencial?
O backup incremental salva apenas as alterações feitas desde o último backup, seja ele completo ou incremental, copiando apenas os arquivos modificados e salvando apenas as alterações. Já o backup diferencial salva as alterações feitas desde o último backup completo
Conclusão
O processo de backup é fundamental para qualquer empresa, pois é necessário proteger dados e arquivos importantes, sem correr o risco de perder informações que podem impactar negócios. Existem diversos modelos de backup. Nesse conteúdo, você conheceu sobre o backup diferencial, que é um modelo que salva apenas as alterações feitas desde o último backup completo.
Porém, as estratégias são personalizadas de acordo com cada necessidade de negócio. E se você quer saber a solução ideal para a sua empresa, conte com a Target e com a nossa solução em backup.