A Transformação Digital da Tecnologia Push to Talk

(0)
Publicado em 14 de dezembro de 2016

Organização deste Artigo

imagem-biptt-cco-11

Assim como Gerentes de Banco, via de regra, oferecem serviços para seus clientes com base nas prioridades de seu empregador (o Banco no caso), os provedores de serviços de telecom muitas vezes oferecem soluções tecnológicas, para seus clientes, baseados em seus próprios interesses e estratégias.

Nada errado com isso, diga-se de passagem, afinal, estamos em um mercado livre, com competidores e possibilidade de cada cliente analisar e escolher o que é melhor e mais adequado para si.

O Sistema de Comunicação com Rádios Push to Talk é um destes exemplos: trata-se de uma excelente tecnologia, bastante indicada para quem precisa se comunicar com equipes de trabalho em situações operacionais que exigem rapidez, eficiência, controle e atividades em equipe, mas que é pouco difundida por Operadoras de Telecom, por exemplo, que oferecem soluções que não atendem 100% das necessidades de seus clientes.

Neste artigo, vamos apresentar como surgiu a Tecnologia PTT, sua evolução para o Push-to-Talk over Cellular (PoC), chamada também de PTT de última geração, o surgimento recente dos aplicativos Over The Top (OTT), que utilizam a tecnologia PoC, como o BiPTT, e algumas de suas vantagens para uma Operação de Transporte e Logística e Segurança.

conheca-o-biptt-negrito-3

imagem-biptt-mobille-01

 

A Origem da Tecnologia Push to Talk

Como pode ser visto em nossos artigos anteriores (acesse pelos botões no final deste artigo), a Tecnologia Push-To-Talk (PTT) é usada para chamadas instantâneas de voz através de canais de rádio, e tem sido utilizada como sistema de comunicação há bastante tempo por diversos setores, como forças armadas, polícias, bombeiros, empresas e indústrias, em geral, desde 1930.

Apesar do PTT ter evoluído para prover funcionalidades adicionais e complementares, a sua função básica continua sendo a comunicação instantânea de voz de uma pessoa (origem) para uma outra pessoa (destino) ou para um grupo de pessoas (canal destino), com o “apertar de um botão”.

Quanto mais importante se torna a comunicação em tempo real, maior a força do PTT.

acesse-posts-ptt-negrito-3

imagem-biptt-mobille-08

 

O Fenômeno da Transformação Digital

O uso da tecnologia digital muda profundamente a sociedade.

A cada instante surgem novas ferramentas, dispositivos e formas inovadoras para diferentes áreas da vida. As empresas não podem ignorar a mudança em curso, diante de um cenário de negócios em rápida transformação imposta pelo desafio de adaptar-se com grande velocidade ou ficar para trás e perecer.

A Transformação Digital tornou-se uma questão-chave na agenda corporativa.

Só na América Latina, 26% dos CIOs em empresas de grande porte começaram a trilhar o caminho “digital” em 2016.

Transformação Digital não é apenas a adoção de novas tecnologias, mas também novas maneiras de tornar os negócios mais eficientes e competitivos. É a adoção de tecnologias digitais em todas as fases da cadeia de valor do negócio (da cadeia de abastecimento à fabricação e distribuição) a fim de aumentar a receita e produtividade.

A digitalização de negócios não é o objetivo em si mesmo, pelo contrário, é o meio de alcançar os objetivos e resultados de negócios que fornecem benefícios nos mercados, tornando as empresas mais produtivas, inovadoras e competitivas em troca. Neste ambiente econômico volátil, as empresas precisam mudar o jogo antes de seus concorrentes e aumentar sua vantagem competitiva na era digital, o que é possível graças à Transformação Digital.

E a sua empresa, está pronta para mudar o jogo antes de seus concorrentes? Não fique para trás!

imagem-biptt-mobille-10

A Transformação Digital do PTT: Push-to-Talk over Cellular

Com o surgimento das redes 3G, tornou-se viável a criação de um sistema de PTT com a possibilidade de comunicação entre todas as operadoras, o Push-to-Talk over Cellular (PoC), sistema PTT mais abrangente que os “sistemas de comunicação por rádios convencionais”.

O PoC transforma dispositivos móveis (como smartphones e tablets) e computadores, em dispositivos semelhantes a rádios comunicadores, possibilitando conferências entre dois usuários, múltiplos usuários, grupos pré-definidos ou ainda sessões de chat (mensagens on-line), comunicação de voz em tempo real com apenas o clique de um botão.

Tal como acontece nos sistemas PTT convencionais, na utilização do PoC a comunicação é feita em tempo real, já que o usuário que recebe a chamada não precisa apertar nenhum botão para ouvir a mensagem, o aparelho precisa somente estar ligado e com sinal.

Grupos de afinidade corporativos ou particulares (como os canais do PTT convencional) podem se comunicar entre si de forma mais rápida, prática e econômica aproveitando a cobertura de telefonia celular convencional. Atualmente, a tecnologia funciona nas redes 3G, 4G e LTE, e também pode ser utilizada através do Wi-Fi.

Além disso, com o PoC, usuários podem trocar mensagens de texto instantâneas, contam com rastreamento GPS em tempo real, e diversas outras funcionalidades possibilitadas com a nova plataforma digital na qual o PoC é baseado.

imagem-biptt-cco-12

 

A Evolução Tecnológica: Aplicativos PoC em Celulares

Ninguém tem mais nenhuma dúvida que a combinação do uso de aplicativos, dos smartphones e das redes de dados (3G/4G/LTE/WiFi) é uma realidade no mundo todo, com uma taxa de crescimento exponencial.

Como pode ser visto em nossos outros artigos sobre MOBILIDADE (acesse pelos botões no final deste artigo), a nova geração de consumidores e trabalhadores já chega no mercado de trabalho com a necessária intimidade com estas novas tecnologias, e com uma significativa identificação pelo uso de dispositivos móveis para inúmeras atividades e tarefas, sejam pessoais ou corporativas.

As empresas, pressionadas pela revolução da MOBILIDADE em seus negócios, e pela popularização do uso de smartphones, tablets e notebooks, investem cada vez mais significativos recursos para a ampliação da cobertura e melhoria na qualidade das redes de dados.

Tem-se então todo o ecossistema necessário para o surgimento e consolidação de uma revolução tecnológica na comunicação de voz entre as pessoas e principalmente entre as equipes operacionais no ambiente corporativo, com o aparecimento dos aplicativos de comunicação PTT para celulares.

imagem-biptt-mobille-07

Não Espere Pelo seu Provedor de Telecom

Aplicativos PoC para Celulares em geral são multiplataformas e, como são aplicações Over-the-top (OTT), não dependem de nenhuma rede de dados especifica de determinada operadora, o que gera inúmeras vantagens, como até mesmo a redução de custos.

Algumas operadoras de telefonia no Brasil e no mundo oferecem (ou ofereceram mas já descontinuaram) serviços de aplicativos PTT. Entretanto, assim como gerentes de banco oferecem aos seus clientes alternativas nem sempre mais adequadas (para o cliente), nenhuma operadora de telecom efetivamente mantem a oferta de uso de um aplicativo PTT de forma consistente e permanente, visando realmente a popularização do uso do PoC.

Isso é evidente devido ao fato do uso do PoC representar uma possibilidade real de redução de custos e ao mesmo tempo da utilização de um sistema muito mais modero, eficiente, e que, com sua popularização, em última análise, tende a diminuir as receitas destas operadoras.

imagem-biptt-mobille-09

 

BiPTT: A Nova Geração do Push to Talk

O BiPTT é uma Solução de Comunicação de Voz para Empresas que transforma Smartphones, Tablets e PCs em rádios comunicadores.

A migração do PTT convencional para o BiPTT trará diversas vantagens para sua operação, devido às características inovadoras da tecnologia PoC, utilizada pelo BiPTT

 

Vantagens do BiPTT para Operação de Transporte, Logística e Segurança

Com o uso do BiPTT em sua Operação do Comunicação de Voz entre Equipes de Trabalho, dentre outras possibilidades, você terá as seguintes funcionalidades:

  • Tipos de Usuários: Usuários Móveis (smartphones e tablets), Usuário de Administração (definição de usuários, canais, etc), Usuário de Despacho (para uso em Central de Comando e Operação, com prioridade de chamadas, mapeamento de localização do usuários móveis, etc);
  • Qualidade superior na transmissão da voz, comparativamente com a qualidade oferecida pelos rádios PTT convencionais;
  • Suporte a Canais Fixos (por exemplo, manutenção, ou segurança, ou operação), Canais Dinâmicos (determinado pela localização geográfica do usuário e independente do canal a que pertencem; por exemplo, todos os usuários que estejam em uma estação de trem), e Canais de Intersecção, ou seja, combinações de um determinado Canal Fixo com determinado Canal Dinâmico (por exemplo, usuários do canal segurança que estejam em uma determinada localização, por exemplo, uma estação de trem);
  • Chamadas individuais, para canais (por exemplo, manutenção, ou segurança, ou operação), e por localização (determinado pela localização geográfica do usuário e independente do canal a que pertencem);
  • Chamadas Emergenciais e com prioridade (a chamada com prioridade “derruba” todas as chamadas ativas naquele momento);
  • Administração Centralizada de canais e usuários (retirando do usuário a possibilidade de escolha e/ou da mudança de canal);
  • Gravação de Chamadas e do Histórico de Uso de canais dos usuários (importantes informações para uso de auditorias);
  • Posicionamento Geográfico dos usuários em tempo real, com visualização em tela de computador do administrador;

 

Além de tudo isso, ter a segurança de suas chamadas serem criptografadas, evitando qualquer possibilidade de entrada indevidas, em seus canais, de usuários externos e ter a possibilidade de mover sua Central de Comando e Operação de acordo com a necessidade da operação, visto que a mesma pode ser utilizada em dispositivos móveis.

 

CLIQUE na Imagem e Experimente GRATUITAMENTE o BiPTT:

imagem-biptt-cco-02
Acesse Nossos Outras Publicações sobre PTT e Mobilidade

conheca-os-codigos-ptt-negrito-3

conheca-o-biptt-negrito-3

acesse-posts-ptt-negrito-3

twfa-02

Compartilhe seu caso, e deixe seu comentário conosco!

AutorPaulo Florêncio Categoria

Related Posts

2 Comentários

Deixe um comentário

  • + 50 = 52