Push-to-Talk: Comunicação de Voz Instantânea para Equipes de Trabalho

(0)
Publicado em 28 de setembro de 2016

Introdução

push-to-talk-28

Em um mundo onde o número de celulares ultrapassou o patamar de 7 bilhões de aparelhos, enquanto somente 3,5 bilhões de pessoas têm uma escova de dente, vemos a importância que a comunicação exerce em nossas vidas.

A tecnologia móvel revolucionou o modo como vivemos ao permitir que as pessoas se comuniquem a qualquer momento e em qualquer lugar. A mobilidade mudou a forma como nós interagimos, afetando nossas relações pessoais e profissionais.

No mundo corporativo, principalmente após o fenômeno da globalização, a competitividade se tornou mais forte, e como consequência, os processos e as decisões acontecem com mais rapidez. Para acompanhar isso, a comunicação entre os membros de uma empresa precisa ser mais imediata e clara, para que não sejam perdidos tempo nem informações importantes.

Quando falamos sobre equipes de trabalho que precisam se comunicar entre si, a comunicação em tempo real, para muitas situações, é a ideal. Para isso, a tecnologia que apresenta mais vantagens é a Push-to-Talk, que iremos apresentar a seguir.

ptt-lapela-03

Histórico

A tecnologia Push-to-Talk apareceu pela primeira vez na década de 1930 e era utilizada pela polícia e forças armadas. Ela só passou a ser utilizada pela população geral por volta dos anos 1980, quando a venda dos rádios amadores explodiu. Nessa época, o sistema utilizado pelos rádio era o LMR, Land Mobile Radio.

Com o surgimento do celular, o rádio amador praticamente desapareceu do mercado, e passou a ser usado somente por segmentos específicos, como as forças armadas, serviços de emergência, de segurança e as companhias de táxi.

Em 1993, foi desenvolvido o primeiro sistema de celular comercial PTT, que eliminava o problema da alcance limitado dos rádios, por utilizar as redes de telefonia móvel. No ano de 1996, com o lançamento de aparelhos preparados para utilizar esse sistema, foi criada a Nextel.

Com o passar do tempo, a tecnologia Push-to-Talk passou a ser oferecida por outras operadoras. Entretanto, a utilização desse serviço podia ser feita somente entre usuários da mesma operadora, o que dificultou sua aceitação pelos usuários.

Com o surgimento das redes 3G e 4G, tornou-se possível criar um sistema de PTT com a possibilidade de comunicação entre todas as operadoras, o Push-to-Talk over Cellular (PoC), sistema mais abrangente que utiliza a tecnologia PTT.

push-to-talk-20

A Tecnologia

A definição de Push-to-Talk é a comunicação instantânea com um indivíduo ou um grupo com o apertar de um botão em um aparelho.

A comunicação é half-duplex (apenas um sentido), ou seja, os dois usuários não podem falar ao mesmo tempo. Ela permite que grupos corporativos ou particulares possam se comunicar entre si de forma rápida e prática.

A tecnologia Push-to-Talk over Cellular transforma dispositivos móveis em dispositivos semelhantes a rádios comunicadores, permitindo a comunicação entre dois usuários, grupos pré-definidos ou todos os usuários na mesma rede.

Atualmente, a tecnologia funciona nas redes 3G, 4G e LTE, e também pode ser utilizada através do Wi-Fi. A comunicação é feita em tempo real, já que o usuário que recebe a chamada não precisa apertar nenhum botão para ouvir a mensagem, o aparelho precisa somente estar ligado e com sinal.

push-to-talk-32

Características da Comunicação PTT

Velocidade

Através da utilização da comunicação em tempo real, não há necessidade de esperar chamar e o outro lado atender. O usuário que faz a chamada só precisar apertar um botão e falar, e o usuário que recebe não precisa nem levar a mão ao rádio.

Ligação Eficiente

Como somente um usuário pode falar por vez, isso estimula que seja feito um diálogo curto e objetivo. A duração média das ligações de menos de um minuto, agilizando a comunicação da equipe.

Simplicidade

Fácil de entender e utilizar, apenas é necessário apertar um botão e começar a falar.

push-to-talk-despacho-02

Tipos de Chamadas

Chamada geral

Realiza uma chamada para todos os usuários da rede

Chamada em canal

Realizada para um grupo de usuários presentes em um canal pré-determinado

Chamada individual

Permite a ligação um-para-um

conheca-os-codigos-ptt

Os Sistemas de Comunicação PTT

Sistema Land Mobile Radio

O LMR foi o primeiro sistema de Push-to-Talk e por isso ele é mais básico. Ele agrega as funcionalidades básicas, porém principais, do PTT, que é a possibilidade de comunicação em tempo real entre grupos de trabalho. O Land Mobile Radio funciona através de redes proprietárias, ou seja, somente os rádios sintonizados nessa rede conseguem ouvir as mensagens. Porém, a utilização dessas redes têm dois problemas: a possibilidade de interferência e a pequena abrangência geográfica. No início, existia somente a possibilidade de chamada um para todos. Com a evolução dentro desse próprio sistema, foram criadas a possibilidade de chamada um a um e a criação de canais com somente alguns usuários.

Sistema iDEN

O sistema iDEN (Integrated Digital Enhanced Network) foi criado juntamente com os dispositivos para ele funcionar em sua plenitude, dando origem a empresa Nextel. Os dispositivos que aceitam esse sistema são celulares, que incluem as funcionalidades de ligação, SMS e MMS. Desse modo, não é necessário utilizar dois dispositivos diferentes para ter acesso ao PTT. Esse sistema funciona nas redes de telefonia móvel, o que causa um problema: a comunicação pode ser feita somente entre usuários da mesma operadora. Por esse motivo, a Nextel dominou grande parte desse mercado por bastante tempo.

Sistema Push-to-Talk over Cellular

O Push-to-Talk over Cellular (PoC) é o sistema mais novo, que funciona através das redes 3G, 4G, LTE e Wi-Fi. Ele agrega novas funcionalidades na tecnologia Push-to-Talk. Por utilizar as redes de internet móvel, o PoC acaba com o problema de integração, pois usuários de diferentes operadoras podem comunicar-se entre si, além dos usuários que não estão na rede de nenhuma operadora, e sim utilizando o Wi-Fi. Esse sistema transforma qualquer smartphone com acesso a internet em um rádio com tecnologia PTT, facilitando que a tecnologia seja utilizada por mais usuários. Como a rede de internet móvel está em disponível em quase todo lugar e funciona mundialmente, a abrangência tecnológica do PoC é muito maior que dos outros sistemas. Além disso, em locais fechados onde não há sinal das operadoras, é possível usar o PTT através da rede Wi-Fi.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

 

Um pouco mais sobre Push-to-Talk over Cellular

O modo mais rápido e quase instantâneo de se comunicar que existe é o Push-to-Talk. 

Quanto mais importante se torna a comunicação em tempo real, maior a força do PTT.

Atualmente, essa tecnologia é utilizada por serviços de entrega, hotéis, armazéns, shoppings e em outros ambientes onde a comunicação de grupo eficiente é necessária.
Para ter sucesso no mercado Push-to-Talk, tanto para o sistema Land Mobile Radio (LMR) quanto para o Push-t-Talk over Cellular (PoC), existem três pontos críticos:

Tempo de setup

O tempo entre apertar o botão e começar a falar deve ser de menos de um segundo.

Tempo de volley

O tempo entre um usuário terminar sua mensagem e outro poder responder também deve ser de menos de um segundo.

Qualidade de voz

A qualidade de som deve ser boa para que o ouvinte entenda a mensagem falada.

Apesar do objetivo final ser o mesmo, o PoC é uma evolução do LMR, apresentando novas características e mais funcionalidades, além da sua principal diferença: a utilização através das redes 3G e 4G ou Wi-Fi, que torna possível a comunicação entre pessoas de diferentes operadoras.

push-to-talk-26

Principais Funcionalidades do PoC

Localização

A tecnologia Push-t-Talk over Cellular (PoC) permite monitorar a localização dos membros da equipe.

Economia

A empresa economiza com a compra ou aluguel de rádio comunicadores, já que o sistema pode ser utilizado em smartphones, tablets e PCs.

Facilidade

Por integrar todas as operadoras, a empresa não precisa ficar presa a somente uma operadora para que seus funcionários possam se comunicar por Push-to-Talk.

Status

Exibição do status (online ou off-line) de indivíduos e grupos.

Disponibilidade

Por funcionar nas redes 3G, 4G e Wi-Fi a disponibilidade do serviço é mais ampla. Em ambientes fechados, onde o sinal é fraco a presença de Wi-Fi é frequente, fazendo com que o usuário nunca esteja fora de alcance.

conheca-o-biptt

Conclusão

Como o Bring Your Own Device (BYOD) é cada vez mais recorrente nas empresas, a tecnologia PoC permite que o usuário a utilize em seu próprio dispositivo, sem a necessidade de ter um segundo.

A tecnologia Push-to-Talk ainda não é conhecida pelo público em geral. Somente adultos que já utilizaram rádios amadores, usuários da Nextel ou funcionários de áreas que utilizam essa tecnologia estão familiarizados com o sistema sabem os benefícios que ela traz.

Os jovens, que cresceram junto com a internet, já têm o hábito da comunicação um-para-muitos, porém através da mensagem de texto.

Quando o PTT tornar-se popular, eles também serão potenciais usuários, junto com diversos outros grupos que ainda não foram atingidos pela tecnologia.

Pessoas que nunca utilizaram o PTT não sabem o que estão perdendo. Aqueles que já usaram Nextel ou LMR, sentem falta.

Quando o mercado descobrir os benefícios da comunicação em tempo real, e ainda as outras funcionalidade que o PTT agrega não irão se arrepender de migrar para esse modo de comunicação eficiente, que economiza nosso dinheiro e tempo.

baixe-ebook-do-biptt

O Push-to-Talk é o Twitter da Voz!

Se você gostou deste artigo, compartilhe, deixe seu comentário. 

 

Colaboraram nesse artigo Tali Reznik e Paulo Florêncio do time Target

AutorPaulo Florêncio Categoria

Related Posts

Deixe um comentário

  • 1 + 1 =